segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Phoenix, Adelaide, Heart e Glory estreiam na A-League 2012/13 com o pé direito!

  Por João Victor Gonçalves

  Na última sexta-feira, teve início a competição nacional de maior destaque do continente oceânico: a A-League. Em sua edição 2012/13, o certame traz recordes de cota televisiva e de patrocinadores para os clubes, numa demonstração da grata evolução do futebol na Austrália nos últimos anos. Porém, o grande foco dos holofotes é mesmo Alessandro Del Piero, que disputará a liga nacional australiana com a camisa do Sydney FC.


O argentino Marcos Flores (Melbourne Victory, azul) era uma das grandes esperanças da torcida azul para conquistar o triunfo no Derby citadino

  Outro destaque da competição será o debut do Western Sydney Wanderers. A equipe rubro-negra ingressa na franquia no lugar do Gold Coast United que, após a pífia campanha na última edição da A-League, não disputará o torneio nesta temporada. Os "novatos" prometem conquistar o carinho e simpatia dos torcedores dos arredores de Sydney, principalmente os da cidade de Parramatta, sede da instituição debutante.


Flores (esquerda) e Roja (direita) comemoram o empate do Victory; porém, ao final dos 90 minutos, foi o lado alvirrubro de Melbourne que saiu com a vitória

  Nada como um "clássico" para abrir a competição com "chave de ouro". E foi exatamente isso o que aconteceu. Na última sexta-feira, o Etihad Stadium, em Melbourne, foi sede do encontro entre Victory e Sydney. Do lado azul, o grande destaque era a estreia de Ange Postecoglou no comando da equipe, que era, antes do pontapé inicial, favorita à conquista da vitória. Do lado do Heart, um time modesto, sem grandes nomes, as apostas se concentravam no talento de Matt Thompson e na segurança do arqueiro Clint Bolton.


Assista aos gols do triunfo do Heart no Derby de Melbourne

  Dentro de campo, porém, os 42.032 torcedores viram uma bela atuação do quadro alvirrubro. Mais entrosado que o rival citadino, o Heart abriu o placar logo aos 14 minutos, com David Williams. A alegria dos torcedores do "caçula" de Melbourne, porém, durou pouco: aos 24 minutos, o habilidoso Marco Rojas igualou o placar. Porém, a vitória estava fadada mesmo aos "Hearts", que chegaram à vantagem definitiva com Dylan Macallister, nos acréscimos da primeira etapa. Três pontos na tabela e esperança renovada para os alvirrubros, que terão uma motivação extra para os próximos encontros.


Assista aos gols da vitória do Wellington Phoenix sobre o "badalado" Sydney FC

  No sábado, ocorreu a partida mais esperada desta rodada inaugural da A-League: a grande estreia de Del Piero com a camisa do Sydney FC em competições oficiais. O palco para a tão aguardada estreia do avante italiano foi o Westpac Stadium, em Wellington, capital neozelandesa. Porém, os 12.057 torcedores "kiwis" e o quadro auri-negro não estavam dispostos a facilitar as coisas para o ex-jogador da Juventus.


Del Piero (Sydney FC, azul) fez sua estreia na A-League de forma discreta

  Com uma atuação ofuscada, Del Piero até ensaiou alguns bons passes, aproveitando brechas do sistema defensivo neozelandês. Porém, a má pontaria de Joel Chianese e Terry Antonis impediram que os "Sky Blues" saíssem com a vitória. Melhor para o Phoenix que, com um ataque avassalador, (foram 22 disparos à meta de Ali Abbas durante a partida, contra apenas 7 do Sydney FC) chegou à vitória sem maiores sustos. Os gols do triunfo foram marcados por Huysegems, eleito o melhor jogador da partida pela imprensa local, e Louis Fenton, jovem revelação do futebol neozelandês e um dos destaques do vice-campeonato do Team Wellington na última edição da ASB Premiership.


Assista aos gols da vitória do Adelaide United sobre o Newcastle Jets

  No duelo mais equilibrado da rodada inaugural da A-League, o Western Sydney Wanderers segurou o bom time do Central Coast Mariners em sua estreia em competições oficiais, fazendo com que o placar do Parramatta Stadium não saísse do zero. Um bom público de 10.458 pagantes compareceram ao local para acompanhar o quadro rubro-negro, que teve no sistema defensivo seu grande destaque. Pelo lado do Mariners, o destaque fica por conta do arqueiro Matthew Ryan, que soube neutralizar as ações ofensivas do time da casa, originadas após as jogadas de contra-ataque.


Confira o gol da vitória do Perth Glory sobre o Brisbane Roar

  No complemento da rodada, o Adelaide United deu mostras de que pode fazer uma campanha melhor que a da última edição, ao bater o Newcastle Jets fora de casa por 2-0. Os gols dos "Reds" foram marcados por Dario Vidosic e Iain Ramsay; já no confronto que reeditou a decisão da A-League 2011/12, o Perth Glory conseguiu se vingar do atual campeão, Brisbane Roar, vencendo a partida pela contagem mínima, graças a um gol de Billy Mehmet no "apagar das luzes", aos 44 minutos do segundo tempo. Uma vitória justa para o quadro violeta, que premiou os 14.085 torcedores que compareceram ao Subiaco Oval, tradicional recinto do rugby em Perth.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Wellington Phoenix
3
1
1
0
0
2
0
2
Adelaide United
3
1
1
0
0
2
0
3
Melbourne Heart
3
1
1
0
0
2
1
4
Perth Glory
3
1
1
0
0
1
0
5
Sydney Wanderers
1
1
0
1
0
0
0
6
Central Coast
1
1
0
1
0
0
0
7
Melbourne Victory
0
1
0
0
1
1
2
8
Brisbane Roar
0
1
0
0
1
0
1
9
Sydney FC
0
1
0
0
1
0
2
10
Newcastle Jets
0
1
0
0
1
0
2

  Fonte das Imagens: Football Australia

Nenhum comentário:

Postar um comentário