domingo, 14 de outubro de 2012

Nova Zelândia vence Taiti e dá importante passo rumo à Copa de 2014

  Por João Victor Gonçalves

  A Nova Zelândia deu um importante passo para a conquista da vaga na repescagem para a Copa do Mundo de 2014. No último sábado, em duelo disputado na cidade de Papeete, os "All Whites" não deram chances para a Seleção Taitiana, atual campeã continental, vencendo o encontro válido pela 3ª Rodada das Eliminatórias da OFC por 2-0.


Jeremy Brockie (18, Nova Zelândia) em ação no gramado do Stade Pater, em Papeete

  Contando com o favoritismo a seu lado, a Nova Zelândia entrou em campo com um time que mesclava jovens talentos e "medalhões": destaque para o ingresso de Moss no arco neozelandês, substituindo Spoonley; no sistema defensivo, o eterno capitão Nelsen desfalcou a fileira dos "All Whites", sendo substituído por Tommy Smith, que também herdou a braçadeira do veterano jogador do Queens Park Rangers. Na vanguarda, o "faro de gol" do artilheiro Smeltz teve a assistência do jovem talento Chris Wood, num contraste saudável para o time neozelandês.


Chris Wood (20, Nova Zelândia), um dos melhores jogadores em campo, disputa bola com Angelo Tchen (8, Taiti)

  Pelo lado taitiano, a vitória era o único resultado de real interesse: sem pontuar na competição, os comandados de Eddy Etaeta vêm pagando caro o preço da euforia após a conquista da Copa das Nações da Oceania. O grande destaque da equipe era o retorno do capitão Nicolas Vallar, que ficou de fora da última partida após ser expulso no duelo contra as Ilhas Salomão. Sob a batuta do "maestro Vallar", os polinésios tentaram somar seus primeiros pontos na Fase Final das Eliminatórias. Porém, a história vista nos 90 minutos de partida foi bem diferente do planejado pelos donos da casa.


Bola "beijando" as redes do gol taitiano após o sutil toque de Smeltz (9, Nova Zelândia)

  Melhor distribuída em campo, a Nova Zelândia dominou a posse de bola e as ações ofensivas desde os primeiros minutos, fazendo com que seu gol fosse apenas uma questão de tempo. E o tento veio aos 24 minutos: numa prova de que a bola "procura os pés do artilheiro", após confusão na grande área polinésia, o esférico sobrou nos pés de Shane Smeltz que, com um sutil toque, deslocou o arqueiro Samin e abriu o placar para os visitantes.


Jogadores neozelandeses (foto) celebram o segundo gol contra o Taiti

  Atrás no placar, o Taiti tentava levar maior perigo à meta de Moss, principalmente durante os primeiros minutos do segundo tempo. Porém, o exemplar sistema defensivo neozelandês neutralizou qualquer chance de reação dos atuais campeões continentais. As descidas ofensivas taitianas trouxeram um efeito mortal à equipe: a possibilidade de contra-golpe neozelandês. Numa destas jogadas, foi originado o escanteio cobrado por Lochhead que terminou na cabeçada de Ben Sigmund, a qual ainda desviou na zaga taitiana antes de balançar as redes de Samin. 2-0 escritos no placar do Stade Pater, para tristeza da pequena torcida local presente e alívio dos comandados de Ricki Herbert, que vão, aos poucos, apagando o vexame deixado após a atuação na Copa das Nações da OFC.


Confira os gols do triunfo neozelandês em Papeete

  Com a vitória, a Nova Zelândia mantém os 100% de aproveitamento, com 9 pontos ganhos em 3 jogos. Na próxima rodada, os "All Whites" tentarão manter sua campanha irretocável contra o Taiti, jogando no AMI Stadium, no próximo dia 16. Na mesma data, a Nova Caledônia tentará manter-se como escola dos "kiwis", jogando contra as Ilhas Salomão no Stade Numa Daly, em Nouméa.

  Confira a classificação da Fase Final das Eliminatórias da OFC:
  
Time
Nova Zelândia
V
3
E
0
D
0
GP
10
GC
1
SG
9
PG
9
Nova Caledônia
2
0
1
10
4
6
6
Ilhas Salomão
1
0
2
5
12
-7
3
Taiti
0
0
3
0
8
-8
0


  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário