sábado, 13 de outubro de 2012

Nova Caledônia goleia e mantém vivo o sonho de ir à Copa de 2014

  Por João Victor Gonçalves

  Na última sexta-feira, Nova Caledônia e Ilhas Salomão entraram em campo com um único objetivo: manter vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2014. Após 90 minutos de disputa no Lawson Tama Stadium, em Honiara, os "Cagous" comprovaram a sua melhor fase e, com um show de seu ataque, bateram os "Bonitos", chegando aos seis pontos e dependendo apenas de si para a conquista da vaga para a Repescagem do Mundial.


Em duelo de "camisas 19", Garaba (Ilhas Salomão, amarelo) leva a melhor sobre Gope-Fenepej (Nova Caledônia, cinza)

  Como é hábito nas partidas internacionais em Honiara, a torcida salomônica lotou as dependências do Lawson Tama Stadium, ciente da importância que o triunfo traria às pretensões de classificações do time local. Porém, os comandados de Jacob Moli não presentearam os presentes com uma boa atuação, dando mostras de vulnerabilidade defensiva desde os primeiros minutos. Quem soube aproveitar muito bem isso foi a seleção caledoniana: aos 8 minutos, após boa jogada pela ala esquerda, Lolohea cruzou na medida para Roy Kakara abriu o placar.


Num lance "acrobático", Wakanumune (Nova Caledônia, cinza) disputa bola com Totori (Ilhas Salomão, amarelo)

  A desvantagem no marcador fez com que os salomônicos atacassem a seleção visitante com maior ofensividade, realizando uma verdadeira "blitz", cuja meta era o arco de Nyikeine. Aos 33 minutos, num lance muito parecido com o primeiro gol, Tutizama Tanito apareceu livre para completar o cruzamento de Joses Nawo, decretando o empate. Porém, a alegria dos mandantes durou pouco: em mais uma jogada aérea, Gope-Fenepej se antecipou à zaga salomônica e, com um desvio sutil, recolocou os caledonianos à frente do marcador.


Tanito (8, Ilhas Salomão) e Gope-Fenepej (Nova Caledônia) deixaram suas marcas no encontro válido pelas Eliminatórias da OFC

  No segundo tempo, a seleção salomônica provou que o dia era mesmo favorável às jogadas aéreas: após cruzamento de Seni Ngava, Joses Nawo cabeceou firme, encobrindo o arqueiro Nyikeine e decretando uma nova igualdade no placar. 10 minutos após marcar o empate dos locais, Nawo acabou substituído, naquele que viria a ser o grande erro da partida, praticado pelo técnico Jacob Moli: sem Joe Luwi e Nawo, homens de referência da vanguarda local, os "Bonitos" ficaram perdidos em campo; somada à queda do condicionamento físico dos atletas, as ausências foram de fundamentais importância para a consumação da vitória da Nova Caledônia.


A Seleção da Nova Caledônia (foto) promete surpreender na briga por uma vaga na Repescagem para a Copa de 2014

  Aos 32 minutos, após falha bisonha da zaga dos "Bonitos", Tome Faisi acabou jogando contra as próprias redes, concretizando a retomada de vantagem para os "Cagous". Quatro minutos depois, num contra-golpe mortal, Gope-Fenepej apareceu livre na entrada da pequena área para marcar o quarto tento da Nova Caledônia e definir a vitória de sua seleção. Porém, o placar ainda não estava definido: antes do apito final de Peter O'Leary, Haeko, num belo gol por cobertura, e Gope-Fenepej, completando seu hat-trick, definiram a larga vantagem de 6-2 para a seleção caledoniana.


Assista aos gols da vitória caledoniana sobre as Ilhas Salomão

  Com a derrota, as Ilhas Salomão praticamente dão adeus às chances de classificação à Repescagem. Com apenas três pontos e a impressionante marca de 12 gols sofridos em 3 jogos, os "Bonitos" necessitariam de um verdadeiro milagre para obter a liderança do grupo; já a Nova Caledônia ainda segue com chances reais de classificação: ocupando a vice-liderança da chave, com 6 pontos, os "Cagous" dependem apenas de si para obter a classificação. Porém, uma pouco provável vitória contra a Nova Zelândia em território inimigo faz parte dos planos dos comandados de Alain Moizan para obter a tão sonhada classificação.

  Confira a classificação da Fase Final das Eliminatórias da OFC:
  
Time
Nova Zelândia
V
3
E
0
D
0
GP
10
GC
1
SG
9
PG
9
Nova Caledônia
2
0
1
10
4
6
6
Ilhas Salomão
1
0
2
5
12
-7
3
Taiti
0
0
3
0
8
-8
0

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário