quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Kiribati pretende afiliar-se à OFC

  Por Carlos Santos

   Um país independente que ainda não está na "família" dos membros da FIFA é o Kiribati. A nação com o fuso horário mais adiantado do mundo ao lado da Samoa,  com + 12 Horas em relação à GMT, tem a KIFA (Kiribati Islands Football Association) como entidade organizadora do futebol local. Esta, porém, não se contenta com a condição de mera coadjuvante no cenário esportivo local e pretende alçar voos mais altos nos próximos anos: pretende ser um membro da OFC (Oceania Football Confederation) entidade que administra o futebol no continente.

Escudo da Kiribati Islands Football Association, entidade que comanda o futebol kiribatiano

  Segundo o presidente da Kifa, Ioteba Redfern, a associação está planejando aumentar o seu reconhecimento no cenário do futebol da Oceania. Há um "Plano Estratégico 2012-2015", que tem o objetivo de dinamizar a prática esportiva no país, com melhorias nas instalações, formações de novas gerações praticantes e o ingresso do país, num primeiro momento, na Oceania Football Confederation.

Equipe de Kiribati (vermelho) em ação contra as Ilhas Cook (verde) nos Jogos do Pacífico de 2011

  Atualmente, o projeto está nas mãos do consultor da KIFA, Dr. Iete Rouatu, que faz a previsão de apoio das organizações de futebol no exterior em relação ao país. "Esperamos conseguir mais financiamento para a formação de atletas e aquisição de equipamento, principalmente se a nossa proposta de ser membro pleno da OFC for bem-sucedida", disse Ioteba. Recentemente, o Kiribati participou dos Pacific Games 2011 no Futebol Masculino. Apesar de perder todos os jogos que disputou, a participação deixou um alento aos amantes do esporte no arquipélago.

Apesar das derrotas, a participação da Seleção de Kiribati nos Jogos do Pacífico foi muito  festejada pelos torcedores locais.

  Há pouco tempo pediu afiliação à Fifa, mas o pedido foi negado, pois faltaram alguns documentos da KIFA no processo de admissão. Fica a torcida do nosso Blog e de todos os amantes do Futebol da Oceania para que, em breve, esse país integre a lista de participantes da entidade máxima do Futebol Mundial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário