quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Crianças palauanas celebram o futebol no "Torneio do Dia da Paz Mundial"

  Por Carlos Santos

  No último dia 23 de Setembro, foi realizada mais uma edição do "Torneio do Dia da Paz Mundial", competição futebolística disputada no Palau. Nesse ano, o certame conta com a participação atletas mirins, com idades que variam entre os 9 e os 12 anos. Mais do que o significado esportivo, o torneio busca trazer o espírito de paz entre os jovens membros da comunidade palauana por meio do esporte rei.


Organizadores do torneio posam para foto no gramado do Track & Field, em Koror

  O futebol é a ferramenta de união entre os membros da jovem geração do arquipélago, não havendo qualquer tipo de diferenciação entre os que participam da competição. O objetivo não é revelar grandes craques para o futebol local, mas sim possibilitar um elo entre as crianças, as quais certamente manterão viva a semente do esporte em seu país.


O "Torneio do Dia da Paz Mundial" reuniu crianças de 9 a 12 anos e disseminou a saudável prática esportiva entre os jovens palauanos

  A Palau Football Association convidou toda a população local para a presença, no referido dia, no Track & Field, estádio onde são realizado os jogos de futebol no pequeno arquipélago, cuja população é de cerca de 21.000 pessoas. Não foram cobradas taxas para a participação do torneio, o que reforça o caráter comum e popular da iniciativa.


Diretores da Palau Football Association (em pé) posam ao lado dos jovens atletas após a disputa do "Torneio do Dia da Paz Mundial"

  No primeiro jogo da disputa, o Lil Bib Stykers venceu o Wolfpack por 2-0. No segundo duelo, foi a vez do Wolfpack conseguir a revanche e bater o seu algoz por 5-3. Na visão de Charles Mitchell , presidente da Palau Football Association, as crianças tiveram um bom desempenho e ficaram entusiasmadas nas partidas. Segundo ele: "por meio de competições como essa, o país poderá sonhar, futuramente, com um futebol mais desenvolvido, principalmente quando conseguirmos a filiação à FIFA. Também é interessante desde cedo conscientizar as pessoas de que o esporte é um meio saudável de entretenimento".


O maior objetivo dos organizadores foi alcançado: promover a união entre a prática esportiva e a socialização das crianças nativas

  Cabe ressaltar que não aconteceram jogadas desleais no torneio, o que reforça ainda mais a ideia de "Fair Play", tão defendida pela FIFA nos dias atuais. Após o término das partidas, foram distribuídos sorvetes para os participantes, numa forma singela de premiar os futuros alentadores do futebol palauano.

  Fonte das Imagens: Palau Football Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário