sábado, 15 de setembro de 2012

Nova Zelândia vence mais uma e lidera Eliminatórias da OFC; Nova Caledônia vence e se recupera

  Por João Victor Gonçalves

  Os duelos válidos pela 2ª Rodada da Fase Final das Eliminatórias da Oceania reservaram duas goleadas aos amantes do futebol da Oceania; porém, o cenário em que estas ocorreram foi completamente diferente: enquanto a Nova Zelândia confirmou seu favoritismo e despachou os "Bonitos" com sonoros 6-1, a Nova Caledônia calou os ânimos taitianos com uma surpreendente vitória no clássico francófono. Confira abaixo um pouco mais sobre o que de melhor aconteceu nesses duelos.

Disputa de bola entre Killen (Nova Zelândia, branco) e Aengari (Ilhas Salomão, amarelo). Foto: FIFA

  Jogando no North Harbour Stadium, em Auckland, a Nova Zelândia estava disposta a dar um presente à torcida no primeiro jogo oficial da equipe em casa após a vexatória campanha na Copa das Nações da OFC. Com esse ideal, os "All Whites" partiram ferozmente para cima das Ilhas Salomão desde os primeiros minutos de jogo, chegando ao tento inicial aos 12 minutos, com o artilheiro Smeltz. 13 minutos depois, Barbarouses comprovou sua boa fase e marcou o segundo dos locais.

Assista aos gols do triunfo neozelandês sobre os "Bonitos"

  A vantagem no marcador fez com que os "Kiwis" repetissem um velho e péssimo hábito: acomodar-se durante a partida. Com isso, a então inoperante seleção das Ilhas Salomão passou a incomodar o gol de Mark Paston. No retorno para a segunda etapa, o castigo veio para os locais: após cruzamento de Leslie Nate, Fa'arodo descontou para os salomônicos.

Lochhead (3, Nova Zelândia) celebra seu primeiro gol numa partida internacional ao lado do "matador" Shane Smeltz (9, Nova Zelândia). Foto: OFC

  O gol sofrido despertou os brios dos "All Whites", que voltaram à partida com novos brios. O resultado foi visto rapidamente: dois minutos após sofrer o gol, Chris Killen já aumentava a liderança dos locais. A desvantagem no marcador abalou os atletas salomônicos, que sofreriam mais três tentos até o apito final de Bertrand Billon, marcados por Lochhead, Wood e Rojas. 6-1 e liderança da Fase Final garantida para os comandados de Ricki Herbert.

Bola no fundo das redes taitianas num dos gols da vitória caledoniana em Papeete. Foto: La Dépêche

  No outro jogo da rodada, o clássico francófono entre Taiti e Nova Caledônia prometia fortes emoções às torcidas dos dois países. Jogando em casa, o Taiti buscava uma vitória para, além de se recuperar da derrota sofrida no duelo inaugural contra as Ilhas Salomão, comemorar com sua torcida o primeiro triunfo pós-Copa das Nações. Já os "Cagous" alimentavam um sentimento de revanchismo após a derrota na decisão do referido certame, o que lhes tirou o direito de disputar uma inédita Copa das Confederações.

Bertrand Kai (foto) celebra seu gol na grande vitória caledoniana no clássico francófono. Foto: OFC

  O que se viu no gramado do Stade Pater, porém, foi uma partida bem diferente daquela que garantiu o título da principal competição continental da Oceania aos polinésios: em um segundo tempo fulminante, os caledonianos construíram um expressivo placar de 4-0. Após o equilíbrio da etapa inicial, os visitantes conseguiram abrir o placar logo aos 14 minutos, com um incrível gol contra do arqueiro Samin.

Assista aos gols da vitória caledoniana no clássico francófono

  Logo no minuto seguinte, os donos da casa sofreriam um duro golpe com o tento de Kai. Daí em diante, as tentativas ofensivas dos taitianos foram anuladas pela defensiva "cagou", que ainda comemorou mais dois gols antes do apito final de Andrew Achari, ambos anotados por Gope-Fenepej. Com a vitória, a Nova Caledônia chega aos seus três primeiros tempos, ocupando a vice-liderança da chave. Já o Taiti segue sem pontuar e vê as chances de participar do Mundial de 2014 ficarem mais remotas.

  Confira a classificação da Fase Final das Eliminatórias da Oceania:
  
País                                      
Nova Zelândia
V
2
E
0
D
0
+
8
-
1
S
7
PG
6
Nova Caledônia
1
0
1
4
2
2
3
Ilhas Salomão
1
0
1
3
6
-3
3
Taiti
0
0
2
0
6
-6
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário