terça-feira, 25 de setembro de 2012

COM FC faz história no futebol da Micronésia e conquista Jogos da Libertação 2012!

  Por Carlos Santos

  Continuando a nossa viagem pelo futebol de países independentes e territórios que ainda não são membros da Fifa, chegamos até a Micronésia, país composto por 4 pequenas ilhas: Chuuk, Kosrae, Pohnpei, Yap. Destas, Pohnpei é a que apresenta a "nata" do futebol micronésio, contando com competições organizadas e sendo a principal responsável pela tentativa de transformação do esporte como o mais popular do país. Vale ressaltar que ainda não é possível haver um campeonato nacional, pois as distâncias entre as ilhas são grandes e as passagens aéreas são caras demais para o poder aquisitivo dos clubes locais.


O futebol luta a cada dia para se tornar o esporte mais popular da Micronésia

  Dessa forma, o futebol da Micronésia consolida-se como um esporte regional.  A Federação enviou um projeto para o governo e ainda aguarda uma resposta, tentando a oficialização de uma liga nacional com um aporte oficial de recursos. No país, ainda não existe uma seleção nacional; por enquanto, apenas a ilha de Pohnpei tem a sua seleção regional, que já disputou um torneio internacional, realizado em Guam (EUA).  Já a seleção da Ilha de Yap está em formação, podendo ser uma grata surpresa para os amantes do futebol micronésio nas próximas temporadas.



Imagem mostra o pontapé inicial de mais uma emocionante partida do futebol micronésio

  Dentre as competições mais importantes do país, o Liberation Day Tournament 2012 é o que merece mais destaque. O certame foi disputado nos últimos meses, com o seguinte formato: na primeira fase, os times se enfrentaram em turno e returno e os 4 primeiros avançaram às semifinais. Participaram da fase inicial os seguintes times: Island Pitbull, Inter FC, COM FC, NVB e Island Warriors.  Todos os jogos foram realizados no Pics Field.


Tomada lateral do Pics Field, palco do futebol micronésio, o qual apresentou boas condições de gramado nas decisões dos Jogos da Libertação

  Após os 8 jogos, o Island Pitbull terminou com a liderança do torneio, comprovando o seu favoritismo (confira abaixo a classificação).


  As semifinais foram disputadas neste mês de setembro. Confira abaixo os jogos:

  1º de Setembro
  NVB 3-7 Island Pitbull

  2 de Setembro
  Inter FC 1-4 COM FC

  Conforme o esperado, o Island Pitbull passou sem maiores dificuldades pelo NVB FC; já na outra semifinal, um resultado impressionante: o College of Micronesia FC goleou o favorito International FC, conseguindo uma inédita vaga na decisão.


Elenco do NVB posa para foto; equipe terminou a competição numa honrosa 3ª colocação

  Na decisão do 3º lugar, International FC decepcionou de novo, sendo batido pelo NVB e comprovando um de seus piores desempenhos no futebol de Pohnpei nos últimos anos.  Nas fases decisivas do torneio, os alvirrubros, que terminaram a fase de classificação em 2º lugar, perdendo a liderança por critérios de desempates, acabaram perdendo todos os jogos importantes, o que deixou a sua apaixonada torcida frustrada.

Imagem do time que fez história com a camisa do College of Micronesia FC, campeão dos Jogos da Libertação 2012

  Na grande final, realizada no PICS Field (o único estádio da ilha de Pohnpei), o "azarão" COM FC aprontou novamente. Dessa vez a vítima foi o "supercampeão" e principal favorito ao título, Island Pitbull. Numa partida emocionante, os "colegiais" não deram chances aos "cachorros da Ilha", vencendo seus rivais por 3-2, no duelo mais emocionante do futebol micronésio em 2012. Dessa forma, o Pitbull, que vinha sendo o principal time do país nos últimos anos, perdeu a sua hegemonia. Quem não tem nada a ver com isso é o elenco do College of Micronesia, que pôde comemorar um título inédito na temporada, o qual, certamente, é o mais importante de sua história.


Ao contrário do que ocorreu nas edições anteriores, o Island Pitbull (foto) não ficou com a taça dos Jogos da Libertação, amargando o vice-campeonato

   Com o término dos "Jogos da Libertação",  as equipes já se preparam para a Superliga de Pohnpei, que se inicia neste mês de Setembro, tendo em 11 de Novembro sua data de encerramento. Até lá, o futebol da Micronésia promete fortes emoções aos torcedores do mundo todo, sendo exposto, com exclusividade na internet brasileira, aqui, bem como as peculiaridades do "esporte-rei" em vários países da Oceania.

  Fonte das Imagens: Albert Carlot (Micronésia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário