quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mais uma competição movimenta o futebol tuvaluano no mês de agosto: a NBT Cup 2012!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves

  O futebol de Tuvalu segue dando mostras de organização, num caminho que tenderá, nos próximos anos, a levar o país à associação a entidades como OFC e FIFA. Um exemplo disso é o calendário repleto de competições, que privilegia os jogadores e torcidas locais com embates entre os melhores times do país durante grande parte do ano. Neste calendário, o destaque do mês de agosto é a National Bank of Tuvalu Cup 2012, mais conhecida como NBT Cup.

Jogadores do Tofaga (foto) realizaram uma preparação física intensa para a disputa da NBT Cup 2012

  O torneio, que possui status de "Copa Nacional" no arquipélago, reúne as oito melhores equipes do país (Tofaga, Lakena United, Tamanuku, Nanumaga, Manu Laeva, Nui, Nauti e Niutao) em uma série de partidas em Grupos e Play-offs realizadas no Tuvalu Sports Ground, o "templo máximo" do futebol tuvaluano. A rodada inicial ocorreu no  último dia 28 e, até o fechamento desta matéria, duas jornadas movimentaram o certame.

Imagem mostra jogadores do Tofaga se preparando para as disputas no gramado do Tuvalu Sports Ground

  O Grupo A da competição aparece como o mais equilibrado até aqui. Nos quatro jogos disputados na chave, quatro vitórias de times diferentes. Na rodada inaugural, o Tofaga acabou surpreendido pelo Lakena United e foi derrotado pelos "peixes-espada" por 2-1; no complemento da jornada, o bom time do Tamanuku também foi batido: 3-1 para o Nanumaga. Na segunda rodada, porém, as coisas voltaram à ordem natural e os favoritos venceram: o Tofaga despachou o Nanumaga por 4-0, enquanto o Tamanuku derrotou o Lakena por 3-1.

O escudo acima é do Niutao, equipe que vai surpreendendo no Grupo B da competição, no qual divide a liderança da chave com o Manu Laeva

  O Grupo B, por sua vez, pode ser definido com um adjetivo: surpreendente. Atual hexacampeão nacional, o Nauti ainda não venceu na competição, somando dois empates (0-0 contra o Niutao e 1-1 contra o Manu Laeva) e vê suas chances de classificação ameaçadas. A liderança do grupo é dividida entre Manu Laeva e Niutao, com 4 pontos. Na última rodada, as duas equipes se enfrentam e, em caso de empate ou derrota do Nauti contra o Nui, ambas obterão a classificação às semifinais.

Com duas conquistas da NBT Cup, time do Nauti (foto) é o segundo maior vencedor do torneio, perdendo apenas para o Tofaga, que possui quatro conquistas

  Outra novidade nesta temporada é a disputa do "Torneio B", que reúne equipes reservas de alguns clubes da Tuvalu A-Division e outras que estão buscando destaque no futebol tuvaluano. Até agora, três jogos foram disputados na competição: o Lofeagai Boys empatou com o TMTI por 1-1; a Seleção Nacional Sub-17 de Tuvalu bateu o Ha'apai United por 3-0 e o Nauti B goleou o Tofaga B por 4-1. Todas as partidas também são disputadas no Tuvalu Sports Ground. Os detalhes das próximas jornadas, bem como todas as informações do futebol tuvaluano, você confere, com exclusividade na internet brasileira, aqui, no "Do outro lado da Bola"!

  Confira a classificação da National Bank of Tuvalu Cup:
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário