terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ferns sofrem "apagão" e estão fora do Mundial Feminino Sub-20!

  Por Rodrigo Augusto

  “O que era doce se acabou!”: a Nova Zelândia está fora das quartas de final do Mundial Feminino sub-20. Necessitando de apenas um empate para carimbar a sua classificação, as “Ferns” não foram páreo para a seleção mexicana que, aproveitando um verdadeiro “apagão” oceânico na segunda etapa, venceu a partida com tranquilidade e ficou com a vaga.

Jimenez (6, México, preto) tenta se livrar da marcação de Loye (10, Nova Zelândia, branco). Foto: El Economista


  O que parecia um grande jogo para as neozelandesas seguiu num destino pouco provável. A posse de bola foi oceânica na maior parte da partida, bem como as jogadas de perigo no primeiro tempo; mas a equipe apresentava falhas no sistema defensivo, o que se mostrou como imperdoável para uma seleção cuja escola tem como principal lema a disciplina tática, um fator fundamental para a decisão do duelo.

Lance mostra disputa de bola entre Olivia Chance (8, branco, Nova Zelândia) e Arianna Romero (2, preto, México). Foto: Televisa

  Os primeiros 45 minutos se arrastaram de tal forma que se acreditava em uma classificação da Nova Zelândia. Seguras na sua retaguarda, as “Ferns” chegaram a explorar algumas jogadas de contragolpe e levar perigo à meta mexicana. Porém, nada estava garantido, ainda mais num esporte tão intrigante e fascinante como o futebol.

Mexicanas celebrando: cena comum na noite futebolística de Kobe. Foto: La Extra

  A segunda etapa se iniciou e com ela veio um “balde de água fria” no caminho das “Kiwis”: logo aos 2 minutos, após reposição errada da goleira, a bola voltou para a zaga, que perdeu na corrida e trombou bisonhamente com a arqueira; o final dessa confusão sórdida foi o esférico no fundo do gol neozelandês e o placar favorável à representação mexicana.

Assista aos gols do "show" mexicano sobre as neozelandesas

  O que já estava sem sabor, ficou ainda mais amargo para as “Ferns”: aproveitando um claro desequilíbrio psicológico de suas adversárias, as mexicanas ampliaram o marcador com Gomez Junco aos 29 minutos, num lance em que a goleira Nayler não saiu em direção à bola, num momento de pouca audácia.

Yamile Franco (18, México, preto) celebra seu gol com suas companheiras. Foto: Extremo Deportivo

   O sonho da classificação caiu por terra com dois golpes de misericórdia das latino-americanas, com Yamile Franco, aos 40, e Olivia Jimenez dois minutos depois. O placar de 4-0 definiu a classificação das mexicanas, que terminaram a 1ª Fase na vice-liderança da chave com seis pontos, um a menos que o líder e anfitrião Japão, que goleou a Suíça pelo mesmo placar.

Tessa Berger (direita) tenta consolar Rosie White (esquerda) após a derrota neozelandesa. Foto: FIFA

  Uma cena que retrata bem o estado de espírito das atletas neozelandesas pôde ser vista após o apito final em Kobe: Rosie White, destaque do time, convocada para a Seleção Neozelandesa sistematicamente desde seus 14 anos (hoje ela possui 18), caiu em prantos, sendo consolada por toda a comissão técnica. Uma das mais promissoras gerações do Futebol Feminino vê seu sonho de entrar para a história da modalidade a nível mundial acabar de forma melancólica mais uma vez. Resta agora a atenção nas competições regionais que se seguirão na próxima temporada, um objetivo muito pequeno para as emoções que essas meninas despertaram na torcida neozelandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário