quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Após anos de serviço e glórias à frente do Waitakere United, Rex Dawkins não é mais presidente do emblema alvirrubro

  Por João Victor Gonçalves

  A temporada 2012/2013 promete ser de renovação na equipe do Waitakere United, atual campeão neozelandês. Após o anúncio da saída de Neil Emblen do comando da equipe, posto que será ocupado por Paul Marshall, os torcedores alvirrubros foram surpreendidos com outra notícia nesta semana: depois de quase dez anos no comando da instituição, o presidente Rex Dawkins anunciou o fim de sua "era" no WUFC.


Rex Dawkins (foto) anunciou sua saída da presidência do Waitakere United. Foto: OFC

  O último jogo da equipe com Dawkins no poder será no dia 28 de Outubro, quando o Waitakere United recebe o Auckland City em duelo que vale o título da ASB Charity Cup, competição que abre a nova temporada. A partida marcará o fim de uma das trajetórias mais vitoriosas que o futebol da Oceania já conheceu.


A renovação no Waitakere começou pelo banco de reservas, o qual será comandado por Paul Marshall (foto) na próxima temporada. Foto: Box Score News

  Dawkins começou a obter destaque no cenário futebolístico neozelandês na década de 90 quando esteve à frente do Waitakere City, levando a equipe predecessora do atual United à conquista de cinco Campeonatos Neozelandeses (1990, 1992, 1995, 1996 e 1997) e de três  edições da Chatham Cup (1994, 1995 e 1996).


Conquista da ASB Premiership 2011/12 será lembrada como uma das mais importantes da trajetória vitoriosa de Dawkins. Foto: ASB Premiership

  No comando do Waitakere United, Dawkins participou ativamente dos momentos de glória da equipe, levando os "alvirrubros" ao topo do futebol neozelandês em quatro oportunidades (2007/08, 2009/10, 2010/11 e 2011/12), além dos títulos máximos da equipe, os de campeão da O-League, em 2007 e 2008. Também chefiou a delegação de atletas que participou do Mundial de Clubes nos mesmos anos das conquistas continentais.


Dawkins (foto) fez parte do Comitê de Clubes da FIFA como forma de premiar seu ótimo desempenho no Waitakere e na Federação Neozelandesa. Foto: WN

  Além da presidência do Waitakere City e do Waitakere United, Dawkins ocupou cargos no comando da New Zealand Football Association, além de ser indicado como membro do Comitê de Clubes da FIFA, função que desempenhou por três anos. Segundo ele, o momento ideal de deixar o futebol é agora: "Já tive meu tempo. É hora de trazermos novas pessoas e novas ideias", completou o dirigente, com poucas palavras, as quais refletem de maneira humilde e objetiva o grande trabalho desempenhado por ele no futebol da Oceania. Certamente, os adeptos do futebol neozelandês e, principalmente, os do Waitakere United, ainda lembrarão da "Era Dawkins" por um longo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário