sexta-feira, 20 de julho de 2012

"Ferns" e "All Whites" realizam testes e ajustes finais rumo à Londres

  Por Rodrigo Augusto


  As seleções feminina e masculina da Nova Zelândia realizaram nos últimos dias alguns jogos preparatórios visando uma boa participação nos Jogos Olímpicos de Londres. Os “Kiwis” disputaram amistosos na Ásia, enquanto as jovens neozelandesas entraram em ação num torneio na Suíça.


Jogadores se cumprimentam após o encontro entre Nova Zelândia e Japão


  Os garotos da Nova Zelândia iniciaram sua pequena excursão à Ásia na partida contra o Japão, no último dia 11, em evento ocorrido na capital nipônica, Tóquio.

Dakota Lucas (foto) foi o autor do gol salvador para a Nova Zelândia contra o Japão.

  A partida terminou com o resultado final de 1-1, o que agradou os oceânicos, tendo em vista que o Japão é uma equipe superior técnica e taticamente, possuindo grandes resultados tanto nas categorias de base como na equipe principal.

Sugimoto (foto) foi o autor do gol japonês; país oriental também está na disputa do Futebol nos Jogos Olímpicos.

  Os nipônicos saíram na frente aos 26 minutos da etapa final, com Sugimoto; o empate dos “All Whites” veio no apagar das luzes, aos 49 minutos etapa complementar, por meio de Dakota Lucas, jovem talento do Team Wellington.  Visando a disputa das Olimpíadas, apenas três jogadores acima dos 23 anos compuseram o elenco no encontro: Shane Smeltz, Ryan Nelsen e Michael McGlinchey.

Confira, em HD, os melhores momentos do confronto entre Japão e Nova Zelândia

  O segundo teste da equipe olímpica em seu Tour Asiático foi contra os sul-coreanos três dias depois, em Seul. A presença de alguns dos destaques neozelandeses na partida trouxe mais confiança aos atletas de Neil Emblen, que fizeram uma atuação melhor que a do duelo contra os japoneses. Todavia, o placar terminou favorável aos orientais: 2-1.

Smeltz (direita) comemora gol de empate no amistoso contra a Coreia do Sul

  A Coréia saiu na frente aos 18 minutos de jogo com Ji Dong Won; o empate “kiwi” veio aos 28 da etapa final, com o “matador” Shane Smeltz. Apesar dos esforços defensivos dos “All Whites”, a vitória asiática foi consumada aos 38 minutos, com Park Jong Woo. Resta agora mais uma chance à equipe para mostrar seu futebol antes da estreia nas Olimpíadas de Londres: o encontro contra a seleção dos Emirados Árabes Unidos, o qual terá cobertura do “Do outro lado da Bola” nos próximos dias.

Assista aos gols da partida entre Coreia do Sul e Nova Zelândia

  Já as “Ferns”, ao invés de disputar amistosos, preferiram adquirir ritmo de competição participando de torneio na Suíça, a Switzerland Cup, competição que envolvia, além das neozelandesas, Brasil, Canadá e Colômbia. Porém, como Brasil e Nova Zelândia fazem parte do mesmo grupo das Olimpíadas, ficou decidido que ambas as seleções não se enfrentariam no torneio, tendo apenas colombianas e canadenses como oponentes.

Sarah Gregorius (foto, branco) é uma das esperanças das "Ferns" para a disputa dos Jogos Olímpicos

  Outro detalhe a ser ressaltado é que, na disputa do Torneio Olímpico de Futebol Feminino, os países contarão com suas melhores atletas, não havendo limite de idade, o que enaltece ainda mais o nível da competição.

A craque Sinclair (foto), do Canadá, foi o diferencial a favor de seu país na partida contra a Nova Zelândia

  A estreia das “Ferns” na Switzerland Cup ocorreu no último sábado (14), diante das canadenses. O lado positivo das meninas oceânicas foi o entrosamento e a aplicação defensiva. Porém, o “calcanhar de Aquiles” das “samambaias” ficou evidente: o ataque.

Acompanhe os melhores momentos da vitória canadense sobre a Nova Zelândia

  Com uma linha ofensiva ineficiente e pouco criativa, as possibilidades de sair com uma vitória foram quase nulas e, aproveitando sua experiência e melhor nível técnico, as canadenses venceram o jogo por 2-0. Dana Matheson, aos 30 minutos e a craque Christine Sinclair, aos 3 da etapa final, deram números finais a partida.

Algumas atletas neozelandesas como Rosie White (foto) já haviam enfrentado as canadenses durante a disputa da Copa do Mundo Sub-17

  Na última partida pelo torneio, as adversárias foram as colombianas, equipe que vem se consolidando como uma das potências da América do Sul e que vinha de uma ótima atuação diante do Brasil (na qual as colombianas perderam por 2-1 mas mostraram uma grata evolução). Para este jogo, as duas equipes que acumulavam derrotas na primeira rodada visavam corrigir os detalhes da rodada anterior para melhorar sua preparação rumo aos Jogos Olímpicos.

Rebecca Smith (foto, frente) foi a autora do segundo gol neozelandês na partida contra a Colômbia

  Ao final dos 90 minutos, as “Ferns” triunfaram pelo placar de 2-1, com gols anotados por Amber Hearn, aos 46 da primeira etapa, e por Rebecca Smith, dois minutos depois; na segunda etapa Salazar descontou para as sul-americanas aos 42 minutos.

Assista aos melhores momentos da vitória neozelandesa sobre a Colômbia na Switzerland Cup

  Antes da disputa deste torneio, as neozelandesas bateram num jogo-treino o BSC Young Boys, clube que disputa o Torneio Nacional da Suíça. O placar assinalou impressionantes 10-0.

As "Ferns" esperam surpreender nas Olimpíadas, nas quais sonharão com um lugar no pódio

  O período de preparação serviu para confirmar uma coisa que a crítica esportiva já suspeitava: os garotos neozelandeses estão um passo atrás de suas conterrâneas no nível para a disputa das Olimpíadas. Os “All Whites” enfrentam um grave problema de desentrosamento, além do fato de alguns atletas estarem se recuperando de lesões recentes, como Nelsen. O ponto positivo é a presença de estrelas como Wood, Smeltz e Lucas, que possuem nível técnico para superar esses problemas no Reino Unido.

Zaga neozelandesa necessitará melhorar seu desempenho caso queira a classificação nos Jogos Olímpicos de Londres

  Já as mulheres aparecem como potenciais candidatas à classificação à 2ª Fase das Olimpíadas, principalmente se conseguirem melhorar seu poderio ofensivo. As chances de qualificação aumentam, já que, além das duas melhores seleções de cada Grupo, as duas melhores 3ª colocadas garantem vagas nas quartas-de-final.

Barbarouses (7, branco) derruba jogador coreano durante amistoso disputado em Seul

  A estreia dos garotos neozelandeses nos Jogos Olímpicos ocorre no próximo dia 26, em Coventry, onde terão pela frente a seleção da Bielorrússia. Brasil e Egito completam a chave. Já as meninas debutam um dia antes, em Cardiff, onde terão pela frente a seleção anfitriã do Reino Unido. Brasil e Camarões também compõem o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário