segunda-feira, 16 de julho de 2012

Disputa do Yap Games revela jovens talentos para o futebol da Micronésia

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  Apesar do término das competições na Ilha de Pohnpei, o futebol segue em alta nos gramados micronésios. Tudo por culpa da disputa do Yap Games, competição futebolística da Ilha de Yap. Em campo, a nova geração do futebol do arquipélago peleja pela taça na categoria Sub-14, enquanto os adultos têm a chance de provar seu potencial na competição aberta.

Visão aérea do Soccer Field 2, local de disputa do Torneio Sub-14 do Yap Games

  Entre os novatos, o primeiro destaque fica para o grande número de participantes: são sete equipes ao todo, um número expressivo para um país de dimensões tão limitadas. Dentro das quatro linhas, o foco fica para o equilíbrio entre os participantes: das 13 partidas disputadas até agora, apenas uma apresentou uma diferença no placar maior que um gol.

Equipe do Nimgil (foto) é a vice-líder da categoria Sub-14 do Yap Games

  O duelo em questão foi justamente o que envolveu o líder do certame: o time do Weloy, que bateu o 4º colocado Tomil por 5-0. Atual campeão do torneio, o quadro azul realiza uma ótima campanha, somando 12 pontos em 15 disputados. Logo atrás, aparece o time do Nimgil que, apesar de contar com cinco vitórias e 15 pontos em sete jogos, ocupa a vice-liderança, já que o critério de definição das posições, segundo o regulamento, é o percentual de aproveitamento.

Jogadores mostram disposição durante disputa do Torneio Sub-14 do Yap Games

  Completam o torneio as seguintes equipes: Fanif, Rull, Other Island e DB. Cabe ressaltar que, para a disputa do torneio, os jovens atletas passaram por um período de treinamento, no qual, além do aperfeiçoamento das técnicas futebolísticas, foram realizados os exames médicos necessários para confirmar a condição física de cada um. Isso mostra a competência e profissionalismo dos organizadores, que lutam dia após dia com o objetivo de difundir e modernizar o futebol micronésio.

Mapa mostra a Ilha de Yap, que sedia o Yap Games 2012

  Na categoria principal, os papeis se invertem, com o Weloy segurando a lanterna, não somando nenhum ponto após perder sua partida inaugural por 3-2. O algoz dos azuis foi, justamente, o líder do torneio: o bom time do Rull Open que, com cinco vitórias em seis jogos, ostenta 15 pontos e 83,33% de aproveitamento. Logo atrás, aparecem os “merengues” do Other Island, com duas vitórias em quatro jogos, ostentando o aproveitamento de 50%.

Jovens do Weloy (foto) realizam boa campanha no Torneio Sub-14, lutando pela conquista do bi-campeonato

  Fecham o quadro de participantes da Divisão Especial os seguintes times: Maap e Nimgil. A esperança dos organizadores com a disputa da categoria adulta, além de revelar bons talentos que possam integrar a Seleção Micronésia num futuro próximo, é manter as equipes locais em atividade, passo fundamental para a filiação da Federação Local à FIFA, um sonho antigo dos torcedores e dirigentes micronésios. Ficaremos na torcida, desejando toda a sorte aos organizadores, atletas e pessoas envolvidas nesta importante competição de base que agita os gramados da Oceania neste mês de julho.

  Confira o aproveitamento das equipes do Yap Games Sub-14:  
Time
%
Weloy
75.0
Nimgil
71.43
Fanif
50.0
Tomil
50.0
Other Island
33.33
Rull
0.0
DB
0.0

  Confira o aproveitamento das equipes da Categoria Aberta do Yap Games:  
Time
%
Rull
83.33
Other Island
50.0
Nimgil
33.33
Maap
0.0
Weloy
0.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário