segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nova Zelândia mantém 100% de aproveitamento e está classificada às semifinais da OFC Nations Cup

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves


  Finalmente, a bola rolou para mais uma edição da Copa das Nações da OFC. Com o novo formato, que amplia o número de participantes de 4 para 8, a competição ganhou em emoção e em número de jogos, para a alegria dos torcedores.


"Kiwis" saúdam a torcida local com faixa comemorativa antes da partida contra Fiji


  O Grupo B da competição, sem sombras de dúvidas, é o “grupo da morte”: ao lado da favorita e supercampeã Nova Zelândia, há a perigosa seleção de Fiji, a dona da casa, porém não menos forte Ilhas Salomão, e Papua Nova Guiné, país que vem crescendo no esporte da região após a presença do Hekari United no Mundial de Clubes em 2010.

O artilheiro Shane Smeltz (foto) teve uma atuação ofuscada na estreia da Nova Zelândia na Copa das Nações da OFC

  Promessas à parte, o que interessa é a bola rolando! O jogo de abertura da chave foi entre Nova Zelândia e Fiji, duelo que muitos apontavam como o melhor jogo dessa fase de grupos, já que nas Eliminatórias para a Copa de 2010, Fiji foi a única nação a conseguir vencer os Kiwis.

O capitão Smith (centro) comemora primeiro gol da Nova Zelândia na OFC Nations Cup 2012

  O embate começou com a pressão da Nova Zelândia contra a retranca de Fiji, com isolados lances de inspiração do meia-atacante Roy Krishna, estrela do elenco fijiano.

Bola indo morrer no fundo das redes fijianas no gol de Tommy Smith

  Tanta pressão surtiu em efeito logo aos 9 minutos, quando Tommy Smith, recém-nomeado capitão dos All Whites com a lesão do experiente Nelsen, abriu o marcador no Estádio Lawson Tama. Após cobrança de falta de Bertos, o goleiro reboteou e Smith só tocou para o fundo do gol.

Samuela Vula (Fiji, branco) sofre com entrada dura de Shane Smeltz (9, Nova Zelândia)

  Após o tento inaugural, o ritmo do duelo caiu: a partida ganhou em sonolência, com erros bisonhos de passes. O único jogador que pôde ter seu nome ressaltado é Roy Krishna, sendo o principal atleta da esquadra fijiana dentro das quatro linhas, chamando para si a responsabilidade e arriscando chutes a gol. Pena que as intenções do craque não foram suficientes para evitar a primeira derrota da equipe na competição, que precisará de duas vitórias para conseguir sua classificação às semifinais sem depender de outros resultados.

Assista aos melhores momentos de Fiji e Nova Zelândia

  No segundo jogo do dia, a anfitriã Ilhas Salomão recebeu o selecionado de Papua Nova Guiné, com a expectativa de vencer bem para conquistar a liderança do grupo no saldo de gols.  Enquanto isso, os papuásios tentavam buscar os três pontos, porém de maneira muito menos glamourosa.

"Bonitos" perfilados para execução do hino nacional salomônico, que foi solenemente respeitado pela torcida presente no Lawson Tama Stadium

  O jogo foi um massacre de chances salomônicas contra poucos lances do rival, que procurava manter a concentração firmando-se de forma compacta no setor defensivo durante os 90 minutos, tendo no contra-ataque sua principal arma.

Kema Jack (Papua Nova Guiné) afasta bola de cabeça

  A recompensa de tanta pressão das Ilhas Salomão veio com apenas 5 minutos de bola rolando, com Benjamin Totori, recente destaque da equipe, recebendo bola da intermediária e arriscando um forte chute, que passou rente à trave do arqueiro Kalai, levando os torcedores locais à euforia no estádio em Honiara.

Benjamin Totori (esquerda) comemora gol da vitória salomônica sobre a Papua

  No restante da partida, os donos da casa buscavam aumentar o marcador, porém a barreira defensiva de Papua não permitia as ações ofensivas dos “Bonitos”. Dessa forma, o jogo terminou em outro agonizante 1-0, mesmo placar da vitória da Nova Zelândia no jogo de abertura do Grupo.

Confira os melhores momentos da primeira vitória dos anfitriões no torneio

  Na segunda rodada, a seleção neozelandesa praticamente carimbou sua vaga ao bater o quadro papuásio por 2-1. Numa partida equilibrada, a equipe do australiano Frank Farina deu mais trabalho aos “All Whites” do que era esperado, mostrando que os “kiwis” ainda estão longe de serem imbatíveis a nível continental.

Tommy Smith (5, Nova Zelândia) e Kema Jack (9, Papua Nova Guiné) se preparam para tentar cabeçada

  Adotando a mesma tática da partida contra Fiji, os comandados de Ricki Herbert partiram com tudo ao ataque nos primeiros minutos e chegaram ao primeiro gol logo aos 2 minutos, com Shane Smeltz completando o cruzamento de Jeremy Brockie.


Em outra disputa de bola, Tommy Smith (Nova Zelândia, no chão) leva a melhor e desarma Kema Jack (Papua Nova Guiné, vermelho)

  A exemplo do último confronto, o ritmo de sonolência se abateu sobre os neozelandeses, que só foram encontrar o segundo gol no início da etapa complementar, com Wood, após bela assistência do artilheiro Smeltz. O relaxamento após o segundo tento, dessa vez, trouxe uma consequência negativa: a um minuto do fim, Hans converteu pênalti cometido por Lochhead e fez o tento de honra dos papuásios.


Koriak Upaiga (Papua Nova Guiné, vermelho) leva a melhor em disputa de bola com Shane Smeltz (Nova Zelândia, branco)

  Todavia, não havia tempo para uma maior reação dos rubro-negros, que tiveram de se conformar com a derrota por 2-1 e a eliminação precoce da Copa das Nações. Com 100% de aproveitamento, a Nova Zelândia garante sua classificação, mas com um futebol longe do que coroou os “All Whites” como potências continentais.

Veja os gols da vitória que garantiu a classificação da Nova Zelândia

  Na partida de fundo da rodada dupla, a fanática torcida salomônica apoiou os “Bonitos” em busca da vitória que garantiria a classificação antecipada dos anfitriões às semifinais. Todavia, os locais tiveram pela frente o bom time de Fiji, que havia dado trabalho à Nova Zelândia e tinha na conquista dos três pontos a esperança de qualificação.

Confira os raros melhores momentos do encontro entre Ilhas Salomão e Fiji

  Porém, a partida foi de um nível técnico baixíssimo: o excesso de vontade das duas seleções atrapalhou o desempenho dos donos da casa, que pecaram pelo nervosismo, e dos alvinegros, que não estavam no melhor dia em relação às finalizações. O placar de 0-0 justificou o futebol apresentado, deixando a definição da chave para a última rodada, quando as Ilhas Salomão tentará sua classificação contra a já classificada Nova Zelândia; por sua vez, Fiji enfrenta a já eliminada Papua Nova Guiné sonhando com um lugar nas semifinais.

  Confira a classificação do Grupo B da Copa das Nações da OFC:
  
Time
Nova Zelândia
V
2
E
0
D
0
GP
3
GC
1
SG
2
PG
6
Ilhas Salomão
1
1
0
1
0
1
4
Fiji
0
1
1
0
1
-1
1
Papua Nova Guiné
0
0
2
1
3
-2
0

  Fonte das Imagens: OFC  

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O que está escrito naquela faixa que os jogadores da Nova Zelândia entraram em campo?

    ResponderExcluir