sexta-feira, 1 de junho de 2012

Confira a análise especial do "Do outro lado da Bola" sobre a Copa das Nações da OFC, competição mais importante da Oceania!

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves


  Começou nesta sexta-feira mais uma edição da Copa das Nações da OFC e, com ela, surgem às especulações e palpites sobre quem levará o titulo nesta edição. De todas as visões sobre o certame, uma delas é certa: todos lutarão para desbancar a favorita Nova Zelândia. Abaixo, você confere a prévia que o “Do outro lado da Bola” fez sobre as seleções participantes, que duelarão por uma vaga na Repescagem rumo à Copa do Mundo de 2014.

Gols da vitória de Fiji sobre a campeã Nova Zelândia, na Copa das Nações da OFC em 2008

  O Grupo A é marcado por seleções que, pelo menos no papel, não são carimbadas como as principais favoritas ao título do torneio. Todavia, merecem o devido respeito, pois podem surpreender a qualquer momento, tendo como principal motivação, além da continuação do sonho de ir à Copa do Mundo, a vaga na Copa das Confederações de 2013. Confira abaixo o que cada equipe da chave pode apresentar na competição:

Bertrand Kai (foto) é esperança de gols do ataque caledoniano na Copa das Nações da OFC

  Nova Caledônia: A seleção de Nova Caledônia é apontada como a melhor nação do Grupo A. Isso se explica pelo fato dos “cagous” possuírem grandes jogadores em seu elenco, alguns inclusive jogando em divisões inferiores do futebol francês. Vale lembrar  que a fonte de inspiração da nova geração caledoniana é o ídolo Christian Karembeu, grande jogador da seleção francesa nos anos 90, nascido no país. O time desta Copa tem como grande destaque o meia-atacante Pierre Wajoka, que tem se destacado nos jogos pela seleção.

Outro momento do atacante Kai com a camisa vermelha da Nova Caledônia

  Sede dos últimos Jogos do Pacífico, o país vem com “sangue nos olhos” por ostentar um tabu em confrontos regionais, fator que pode ser o diferencial negativo, não só dos caledonianos, como de outros países na disputa. Além disso, o período de inatividade de nações da Oceania pode fazer a diferença nos momentos decisivos, já que algumas representações chegam a ficar anos sem atuar em partidas oficiais.

Numa de suas melhores atuações nos últimos anos, a seleção da Nova Caledônia bateu Tuvalu por 8-0 nos Jogos do Pacífico. Assista aos gols

  Vanuatu: a aposta de Vanuatu é a renovação feita no elenco, com muitos jovens promissores. A nova geração do futebol nacional sonha alto, mas o projeto da federação local, com vistas a longo prazo, não espera o sucesso imediato já em 2012, mas vê na chance da disputa do torneio adquirir experiência para os próximos torneios internacionais. A base da equipe é a Seleção Olímpica do país que disputou o ultimo Pré-Olímpico e terminou com a honrosa 3ª colocação, o que animou muito os aficionados dos “Yellow Boys”.

"Yellow Boys" (foto) prometem ser uma agradável surpresa nesta edição da Copa das Nações

  O destaque do grupo, sem dúvidas, é o garoto Jean Kaittak, que, com apenas 17 anos recém-completados, já presenteou a torcida com vários gols durante o Pré-Olímpico e os Jogos do Pacífico de 2011. Seus gols podem ser o fator de destaque da nação, que tem como fator negativo a inexperiência dos atletas, que tiveram na preparação da equipe em Port Vila a chance de adquirirem entrosamento e agilidade para a disputa.

Os Jogos da Juventude de Cingapura foram uma das primeiras experiências internacionais do selecionado vanuatuano. Acima, os melhores momentos da partida entre Vanuatu e Zimbábue

  Taiti: a ascensão do Taiti no futebol da Oceania é algo notável, tendo em vista o fato de o país ter um representante na decisão da O-League 2011/2012: o Tefana. O clube que conseguiu tal proeza serve de exemplo para o selecionado nacional, que acredita na possibilidade de surpreender. Com esse lema, os atletas polinésios têm como objetivo, ao menos, a conquista da vaga nas semifinais da competição.

Destaque na campanha prateada do Tefana na última O-League, o goleiro Xavier Samin (foto) promete ser o líder da seleção taitiana nas Ilhas Salomão

  O treinador Eddy Etaeta confia principalmente no veterano goleiro Xavier Samin que, presente na seleção desde 2002, é a esperança de segurança na defesa da equipe. O fator negativo, a exemplo dos rivais francófonos da Nova Caledônia e outros selecionados do Pacífico, é o tempo de inatividade da seleção. Visando compensar o tempo perdido, os alvirrubros realizaram no último mês um forte período de treinamentos em Papeete e vêm forte para a disputa da principal competição entre seleções da Oceania.

O comandante Eddy Etaeta (foto) espera, ao menos, repetir a 3ª colocação obtida com a seleção taitiana nos Jogos do Pacífico de 2011

  Samoa: Certamente, Samoa é a seleção mais fraca do torneio. O país, que já ficou mais de quatro anos sem realizar um jogo sequer, apesar de sagrar-se vencedor da Fase Preliminar das Eliminatórias disputada em casa frente a Ilhas Cook,Tonga e Samoa Americana, vai às Ilhas Salomão com muitas dificuldades, como falta de patrocínio, jogadores que trabalham em longos períodos, sem tempo hábil para a prática do futebol, atletas morando em áreas longínquas e desastres naturais que afetaram o território samoano.

Easthope (azul) em ação com a camisa da Samoa em duelo das Eliminatórias contra Tonga

  A exemplo das nações de menor qualidade técnica da Oceania, o jogo em conjunto, a marcação pesada e a retranca são as armas da Samoa na busca por, pelo menos, uma vitória na fase de grupos, fato que já seria histórico. Apesar das limitações do quadro azul, crucificar o time mesmo antes de entrar em campo pode ser um erro que o país pretende “corrigir” até a estreia.

Assista aos melhores momentos da partida entre Ilhas Cook e Samoa válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2014

  Já o Grupo B do torneio é o que desperta a atenção dos apaixonados pelo futebol da Oceania. Quis o destino que quatro das mais tradicionais seleções do continente medissem forças logo na primeira fase da Copa das Nações: as tradicionais seleções de Nova Zelândia e Fiji, a sempre surpreendente Papua Nova Guiné e o selecionado anfitrião das Ilhas Salomão prometem duelar com “unhas e dentes” pela obtenção do título máximo do futebol oceânico. Abaixo segue uma análise desta que promete ser a chave mais equilibrada do certame:

Ian Hogg (foto), que ostentará a camisa 10 neozelandesa nas Ilhas Salomão, celebra gol em amistoso contra El Salvador

  Nova Zelândia: grande favorita para a conquista do torneio, a seleção neozelandesa entra na disputa como a maior campeã da Oceania, somando quatro conquistas ao longo da história. Para a edição 2012 do certame, os “All Whites” aliam um misto de juventude e experiência para enfrentar os rivais mais poderosos do Pacífico. No comando de ataque, o consagrado Shane Smeltz promete lutar pela artilharia da Copa; dentre os jovens valores, Barbarouses, principalmente pelas suas últimas exibições, é o grande destaque, prometendo incomodar as defensivas rivais e comandar seu país rumo à taça.

O treinador Ricki Herbert (foto) espera uma melhora no nível do desempenho de sua seleção nesta Copa das Nações

  O lado negativo da seleção mais gloriosa do Pacífico é a manutenção de um estilo de jogo que não agrada sua torcida, pautado numa forte marcação e em jogadas ofensivas de bola aérea. Com tal postura, a equipe desagradou o treinador Ricki Herbert, principalmente em sua atuação contra El Salvador, em amistoso que terminou empatado por 2-2.

Confira os gols do último jogo preparatório da Nova Zelândia antes da Copa das Nações, contra Honduras

  Ilhas Salomão: apesar da expectativa de uma grande participação por sediar a Edição 2012 da Copa das Nações da OFC, as Ilhas Salomão vão para a competição sem o mesmo brilho de outras edições. O último momento de glória dos “Bonitos” foi o vice-campeonato dos Jogos do Pacífico, o que apenas confirmou uma fama ingrata da seleção salomônica: a de um time que sempre mostra um futebol ofensivo e empolgante, mas que não consegue traduzi-lo em vitórias.

"Bonitos" esperam o apoio massivo da torcida para conquistar a Copa das Nações da OFC

  Além do trio ofensivo do Koloale formado por Joses Nawo, James Naka e Benjamin Totori, a principal arma dos salomônicos será o apoio de sua fanática torcida, que promete lotar o Lawson Tama Stadium em todas as partidas que contarem com os “Bonitos” dentro das quatro linhas.

Numa de suas últimas exibições, as Ilhas Salomão acabou derrotada por Fiji no Pré-Olímpico da Oceania

  Fiji: a seleção alvinegra do Pacífico traz para as Ilhas Salomão um de seus melhores selecionados dos últimos 20 anos. O esquadrão traz no banco de reservas a experiência do comandante uruguaio Juan Carlos Buzzetti, que tentará adaptar o estilo de jogo charrua a uma das seleções mais tradicionais do Pacífico.

O uruguaio Juan Carlos Buzzetti será o comandante de Fiji nesta edição da Copa das Nações da OFC. Foto: Fijitimes

  Dentro de campo, o grande destaque é, sem sombra de dúvida, o meia-atacante Roy Krishna. Destaque do Waitakere United, bicampeão neozelandês nesta temporada, o jogador tentará provar porque é considerado o melhor jogador da Oceania. Outro jogador que merece uma atenção especial dos adversários é o experiente Osea Vakatalesau, autor de 12 gols na última edição das Eliminatórias.

Roy Krishna (foto) tentará provar na Copa das Nações da OFC se possui o futebol suficiente para manter o posto de "melhor jogador da Oceania"

  Papua Nova Guiné: apesar de sua relativa tradição no futebol do Pacífico, a seleção papuásia vai à disputa dessa Copa das Nações da OFC como franca-atiradora no Grupo B do certame. Sem ostentar grandes “medalhões”, a rubro-negra contra com um grupo jovem, composto em sua maioria por atletas do Hekari United, tendo como base a seleção olímpica do país.

O retorno do experiente Kema Jack (foto) à seleção traz ao povo papuásio uma boa perspectiva para a disputa da Copa das Nações

  Os focos das atenções dos papuásios se dividirão entre o campo de jogo e o banco de reservas. Isso porque, dentro da grande área, é Kema Jack quem promete ser alvo das atenções dos sistemas defensivos rivais, já que tentará provar sua fama de artilheiro com gols pela camisa de seu país; fora das quatro linhas, o grande destaque é o treinador australiano Frank Farina, que vem comandando um trabalho de renovação do futebol papuásio nas últimas temporadas.

O espírito de renovação imposto aos atletas papuásios pelo treinador australiano Frank Farina (foto) promete ser mostrado nos gramados salomônicos

  Até o encerramento desta matéria, duas partidas foram disputadas pela Copa das Nações: confirmando as expectativas, a seleção da Nova Caledônia bateu Vanuatu por 5-2, num belo espetáculo, enquanto Samoa não foi páreo para o Taiti, sendo batida por expressivos 10-1. Completam a rodada inaugural, na madrugada de sexta para sábado, Fiji x Nova Zelândia, Ilhas Salomão x Papua Nova Guiné, partidas válidas pelo Grupo B da competição. Todos os detalhes do torneio mais importante da Oceania você confere aqui, no “Do outro lado da Bola”!


  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário