sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fase preliminar da O-League 2012/13 agita gramados da Oceania em maio. Confira!

  Por João Victor Gonçalves


  Nem mesmo a O-League 2011/12 terminou e a edição 2012/13 da competição já está em andamento! Calma, o leitor do nosso Blog não está ficando maluco ou desatualizado: trata-se da disputa da fase preliminar do certame, que reúne os campeões das Ilhas Cook (Tupapa Maraerenga), Samoa (Kiwi), Samoa Americana (Pago Youth) e Tonga (Lotoha'apai United) em busca de uma vaga no Play-off de Repescagem contra o Mont-Dore, que decidirá um dos oito representantes da principal competição inter-clubes da Oceania.


Equipe do Kiwi, campeão samoano, posa para foto antes do duelo contra o Pago Youth


  O estádio que sedia o torneio preliminar é o mesmo que recebeu os jogos da 1ª Fase do Pré-Olímpico de Futebol Feminino: o Loto-Tonga Centre, em 'Atele, Tonga. Na competição, as quatro competições duelam entre si em três rodadas, com o 1º colocado sendo eleito para a disputa do Play-off contra os caledonianos do Mont-Dore, equipe de pior campanha dentre os oito participantes da edição 2011/12 da O-League. A conquista da vaga na principal competição do continente permitirá a essas equipes uma oportunidade de exibição jamais vista, o que pode representar um grande salto na qualidade e divulgação do futebol dessas nações.


Equipe do Pago Youth (foto) não conseguiu corresponder às expectativas e acabou eliminada precocemente da Fase Preliminar da O-League 2012/13


  Grande favorito para a conquista da vaga, o Kiwi SC, que voltou a conquistar a SamoaTel National League na Temporada 2010/11, após 14 anos de jejum, teve pela frente, em sua estreia o Pago Youth, tradicional equipe do futebol da Samoa Americana, que despertava certa expectativa, por contar com muitos jogadores da seleção comandada por Thomas Rongen que fez história ao bater Tonga pelas Eliminatórias para a Copa de 2014.


Confira os gols da partida entre Kiwi e Pago Youth


  Porém, dentro das quatro linhas, a superioridade técnica e tática do quadro samoano ficou evidente: a evolução obtida por Rongen na seleção nacional parece não ter atingido os clubes da Samoa Americana, que ainda apresentam um futebol ingênuo e inconsistente. Com grandes atuações de Silao Malo e Mike Saofaiga, autores de dois gols cada, o Kiwi Soccer Club bateu o Pago Youth por 5-1; Luki Gosche completou o placar para os atuais campeões samoanos, enquanto Puni Samuelu descontou no último minuto de partida para a representação da Samoa Americana.


Ostentando a camisa da seleção tonganesa, time do Lotoha'apai United (foto) espera fazer do apoio de sua torcida o fator decisivo para a conquista da vaga na O-League 2012/13


  No outro jogo da rodada inaugural, o Tupapa Maraerenga, campeão das Ilhas Cook, teve pela frente o Lotoha'apai United, equipe campeã por 16 vezes da Liga Tonganesa, que, além de possuir um dos melhores times dessa fase qualificatória, contava com o apoio da torcida. Dentro de campo, porém, o equilíbrio entre as duas equipes prevaleceu e o placar de empate foi justo.


Atual campeã das Ilhas Cook, equipe do Tupapa Maraerenga (foto) promete surpreender nesta Fase Qualificatória


  Os 300 pagantes que compareceram ao Loto-Tonga Centre para apoiar o Lotoha'apai foram surpreendidos com a abertura de placar por parte do time visitante: aos 37 minutos, Campbell Best, melhor jogador do futebol das Ilhas Cook, fez o primeiro para o Tupapa. Na etapa complementar, Leo Berlim chegou a marcar mais dois tentos para o quadro cookiano, mas Maamaloa, Uhatahi e Moala anotaram os gols que determinaram o empate por 3-3, resultado que mostrou o poder de superação da equipe tonganesa, séria candidata à conquista da vaga.


Assista os gols do empate entre Tupapa Maraerenga (preto) e Lotoha'apai United (vermelho)


  Na segunda rodada do certame, disputada ontem, Lotoha'apai United e Tupapa Maraerenga conseguiram importantes vitórias e colocaram-se à frente da tábua de classificação. Na partida preliminar, nem mesmo o forte sol das 13h atrapalhou o desempenho do quadro da cidade de Veitongo, soberano do futebol tonganês, que bateu o  modesto Pago Youth por 6-0. Mark Uhatahi (2), Timote Maamaloa (3) e Soane Tatafu anotaram os gols dos alvirrubros, que lideram a competição com 4 pontos conquistados e um saldo de 6 gols (assista os gols dessa partida clicando aqui).


Samisoni Mafi (Lotoha'apai United) se prepara para acertar belo voleio


  A segunda colocação é ocupada pelo Tupapa Maraerenga, que, num confronto muito aguardado, bateu o Kiwi por 2-1. A partida se desenvolveu com um equilíbrio de ações por parte das duas equipes, algo raro no futebol oceânico, sempre cheio de disparidades, com o preparo físico e disciplina tática dos homens de Cook sendo decisivos para o resultado final. Mike Saofaiga abriu o placar para os campeões samoanos aos 19 minutos, mas Grover Harmon e Campbell Best viraram a partida para o Tupapa ainda na primeira etapa.


Confira os gols da importante vitória do Tupapa Maraerenga sobre o Kiwi Soccer Club


  A vitória consolida a evolução do futebol de Cook em relação aos das nações de menor tradição no continente. Antes do duelo, o Kiwi era visto como favorito, dada a maior tradição de Samoa no esporte-rei, mas a exibição dos homens do Tupapa dentro das quatro linhas quebraram esse prognóstico. Na última rodada, o Tupapa Maraerenga enfrenta o já eliminado Pago Youth, necessitando de uma vitória por vários gols de diferença para assegurar uma margem tranquila na primeira posição. Em caso de tropeço do Lotoha'apai United, a equipe se classifica com uma vitória simples. 


Jogadores se esforçam para garantir posse de bola no duelo entre Tupapa Maraerenga (branco) e Kiwi (azul)


  Já os campeões tonganeses enfrentam o Kiwi, necessitando da vitória e torcendo por um tropeço ou vitória por poucos gols de diferença para garantir a classificação. A tarefa mais difícil é do Kiwi que, para seguir sonhando com o jogo de repescagem contra o Mont-Dore, necessita vencer o time anfitrião e torcer por um tropeço do Tupapa ante o Youth. A rodada final está marcada pra esse domingo, começando a partir da 13h (horário local). Já a partida eliminatória contra o Mont-Dore está agendada para o próximo dia 8, às 15h (horário local), a ser disputada no Loto-Tonga Centre.


  Confira a classificação da Fase Preliminar da O-League 2012/13:
  
Equipe
GP
GC
SG

PG


Lotoha'apai United
9
3
6
4
Tupapa Maraerenga
5
4
1
4
Kiwi
6
3
3
3
Pago Youth
1
11
-10
0

Fonte das Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Belo guia! Fico triste vendo que o Pago Youth vem sendo um saco de pancadas. Destaco o Tupapa Maraerenga e sua bela vitória contra o Kiwi.

    ResponderExcluir
  2. Obigado pelo elogio. Tupapa vai forte rumo à conquista da vaga, na minha opinião.

    ResponderExcluir