sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nova Zelândia confirma favoritismo e estreia com goleada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina Sub-20

  Por Rodrigo Augusto


  Com apenas quatro nações na disputa, se iniciaram as Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo Sub-20 de Futebol Feminino. Nova Zelândia, Nova Caledônia, Samoa e Papua Nova Guiné lutarão numa competição de tiro curto pela vaga na competição mais importante da categoria, que será disputada no Japão entre 19 de Agosto e 8 de Setembro.


A capitã "cagou" Claire Kaemo (cinza) domina bola sob olhar atento de jogadora samoana

  No jogo de estreia do campeonato, que é sediado em Mangere, na Nova Zelândia, o embate entre as seleções da Nova Caledônia e Samoa prometia ser um “prato cheio” para os amantes do futebol desses dois países, que não tiveram oportunidades de mostrar sua evolução nos últimos anos, dado o pequeno número de disputas envolvendo seleções femininas na Oceania.

Aliialofaifaleupolu Moataa (isso mesmo! Camisa 10 da Samoa, de azul) tenta roubar a bola de Deborah Kamadrane (Nova Caledônia)

  Nesta edição, as “Cagous” buscam, ao menos, a segunda colocação na disputa, caso não consiga surpreender a anfitriã e favorita Nova Zelândia. Já a Samoa busca adquirir experiência com a disputa deste ano visando alçar maiores voos na categoria futuramente.

Meninas caledonianas tiveram motivos para sorrir após vitória na estreia das Eliminatórias

  Como era de se esperar, quem se deu melhor no embate foi a Nova Caledônia. As meninas caledonianas abriram os trabalhos logo aos12 minutos de partida com Kim Maguire. Todavia, ainda na primeira etapa veio o surpreendente empate das Samoanas, aos 38 com Malo; porém, a festa da equipe azul durou apenas 4 minutos, tempo necessário para as francófonas se colocarem novamente à frente do marcador, com Kim Maguire novamente.


Kim Maguire (ao centro) é celebrada por suas companheiras após anotar três tentos

  Na etapa final, a diferença técnica e física entre as equipes ficou mais do que evidente, já que as caledonianas dominaram as ações ofensivas e balançaram as redes em mais três oportunidades, com Heutro aos 23 e aos 37, e Kim Maguire, autora do primeiro hat-trick da competição, aos 22, determinando o placar em 5-1.Com a primeira vitória, as meninas caledonianas ainda sonham com a obtenção da vaga, indo animadas para seus próximos duelos.

Confira os gols da goleada caledoniana na estreia das Eliminatórias

  No jogo de fundo, a torcida local esperava uma espécie de “final antecipada”: de um lado a Nova Zelândia, que, além do favoritismo, tinha o trunfo de atuar em casa, com o apoio de sua fanática torcida; do outro, a Papua Nova Guiné, país que vem registrando a maior evolução na categoria dentre as seleções “menores” da Oceania, obtendo grandes feitos como a conquista dos Jogos do Pacífico em 2011.

"Ferns" mostram alegria, mesmo ocupando o banco de reservas no duelo contra a Papua Nova Guiné

  Apesar das expectativas de certo “equilíbrio” dentro das quatro linhas, o que se pôde foi a “experiência” das Ferns mais uma vez como fator determinante. Contando com o talento da craque Rosie White, capitã com a camisa que revela sua idade: 18, as neozelandesas foram superiores durante todo o encontro, sob a orientação do experiente treinador, que também comanda a seleção profissional, Aaron McFarland.

A capitã Rosie White (18, Nova Zelândia) se prepara para desferir forte remate

  Aos 23 minutos, o marcador do Centre Park já apontava uma vantagem de 3-0 para as “Kiwis”, gols de Kate Loye, Milliyn e Rosie White. A grande vantagem no placar fez as meninas locais diminuírem seu ritmo, não alterando o placar até a chegada do intervalo.

Aaron McFarland observa time Sub-20 das "Ferns", em busca de novos talentos para a equipe sênior

  Descontente com a falta de ousadia de suas atletas, o comandante McFarland cobrou uma nova postura das garotas neozelandesas, o que foi atendido logo aos 4 minutos, com um belo gol da bela Rosie White. Comprovando o entrosamento da equipe, o quinto gol apareceu após uma bela jogada ensaiada, na qual Lucy Carter completou para o fundo das redes de Daisy Isaac.

Meia dúzia de gols agitaram as redes do Centre Park no duelo entre "Ferns" e papuásias; confira todos acima

  Fechando a festa das locais, o ponteiro do relógio marcava 48 minutos quando Rood fez as redes balançarem pela última vez em Mangere, Auckland. Ao final da primeira rodada, o domínio da Nova Zelândia sobre o Futebol Feminino na Oceania fica mais que evidente: tudo indica que ainda não será dessa vez que uma “zebra” desfilará nos gramados do continente e faturará a vaga numa Copa do Mundo.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário