sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Ferns" atropelam Papua Nova Guiné e estão classificadas aos Jogos Olímpicos!

  Por Rodrigo Augusto


  A Seleção Feminina de Futebol da Nova Zelândia está classificada aos Jogos Olímpicos, após duas goleadas incontestáveis sobre a seleção papuásia. Esta será a segunda vez que as “Ferns” representarão a Oceania na principal competição esportiva da Terra.

A expectativa da torcida e a ansiedade das atletas marcaram a entrada em campo dos times para o duelo de ida em Whangarei

  A partida de ida para a definição da vaga se desenvolveu mais como um treino do que uma decisão para as neozelandesas, que abriram o placar aos 3 minutos com a artilheira Hannah Wilkinson; menos de 10 minutos depois veio o segundo, com a capitã Rebecca Smith. Ainda na primeira etapa, as “Ferns” anotaram mais dois tentos, com as promissoras Sarah Gregorius e Amber, aos 40 e 43 minutos respectivamente.

"Ferns" celebram gol, cena que se repetiria muitas vezes no Play-off qualificatório aos Jogos de Londres

  Na volta para a segunda etapa, com a vitória praticamente consumada, o objetivo das neozelandesas era anotar a maior quantia de gols possível para afastar qualquer possibilidade de “zebra” no jogo de volta. Aos 19 minutos, a grande esperança do futebol local, Rosie White, anotou o quinto. Rose mostra seu talento nas fileiras nacionais desde seus 15 anos, quando já atuava na seleção Sub-17 local; aos 17, a garota já estava atuando no time profissional.

Rosie White (13, Nova Zelândia) se livra da marcação papuásia

  O domínio neozelandês dá partida foi, aos poucos, se convertendo em tristeza e desânimo para as papuásias que, apesar da diferença de nível técnico em relação às “Ferns”, tinham a esperança de repetir o futebol mostrado na conquista dos Jogos do Pacífico e ficar com a inédita vaga olímpica.

Amber Hearn (9, Nova Zelândia) leva as "Ferns" ao ataque

  Sem dó das adversárias, as neozelandesas chegaram ao sexto gol aos 25 minutos, com Ria Percival. Nos acréscimos, saíram o sétimo e o oitavo gols, obra de Rosie White, que completou seu hat-trick na partida.

Assista os 8 gols da vitória neozelandesa contra a Papua Nova Guiné

  A virtual classificação da Nova Zelândia já era esperada. Todavia, o que surpreendeu os amantes das “Ferns” foi a disposição mostrada pela equipe no jogo de volta, no qual o selecionado neozelandês novamente bateu as papuásias de forma impiedosa.

Neozelandesas posam sorridentes para foto oficial da equipe que obteve a vaga olímpica

  O show “kiwi” começou logo aos 13 minutos de partida, com Hayley Moorwood mostrando seu oportunismo com um belo toque do lado da goleira rival. À seleção de Papua Nova Guiné, que já demonstrava sinais de cansaço e abatimento, dada a irreversibilidade do placar devido à diferença técnica abissal entre duas equipes, restou jogar pela honra das mulheres de toda a nação insular localizada entre o Pacífico e o Índico.

Jogadora papuásia mostra intimidade com o esférico

  Apesar dos esforços da equipe de vermelho, o segundo gol das “All Whites” surgiu aos 32 minutos, com Sarah Gregorius. Cinco minutos depois a artilheira Hannah Wilkinson anotou o terceiro, dando sequência aos trabalhos em Port Moresby.

Steven Mune, treinador da Papua Nova Guiné, orienta suas atletas frente o excelente público de 1650 torcedores em Port Moresby

  Com a facilidade evidente das neozelandesas, o treinador papuásio Steven Mune resolveu mexer na sua equipe, visando dar oportunidade às reservas. Sandra Birum, um dos destaques da equipe, foi sacada para a entrada de Ramona Morris. Porém, as mudanças não surtiram o efeito esperado e o quarto tento das visitantes surgiu aos 42 ainda da primeira etapa, num toque da defensiva papuásia contra a própria meta após cobrança de escanteio de Hassett.

A saltitante Sarah Gregorius (Nova Zelândia) comemora gol contra a Papua Nova Guinpé

  Nos 45 minutos finais de jogo, restou para as guerreiras jogadoras de Papua Nova Guiné a oportunidade de honrar sua torcida e, acima de tudo, se divertir com a oportunidade de defenderem as cores de sua seleção. Com as chances de classificação extintas, notava-se no jogo que a alegria era a principal motivação das atletas, as quais superavam as dificuldades jogando honestamente, sem distribuir pontapés, chutões ou entradas desleais nas adversárias.

A capitã Siniu (vermelho) domina bola para a seleção de Papua Nova Guiné

  Apesar de se pouparem frente o forte calor de Port Moresby, as “Ferns” conseguiram, na etapa complementar, mais três gols, obra de Green e Bunaga (2), aos 4, 25 e 39 minutos respectivamente, “pintando o 7” no PMRL Stadium.

"Ferns" comemoram vaga olímpica ao lado de seu treinador, Tony Readings

  Às neozelandesas, fica a oportunidade de confirmar a evolução do futebol feminino jogando contra os melhores selecionados do mundo nos Jogos de Londres. As expectativas do povo neozelandês sobre as meninas são melhores do que as em relação ao quadro masculino, já que as vitórias nas competições regionais e o bom futebol apresentado contra potências como os Estados Unidos provaram o valor e a qualidade deste grupo de atletas.

Num belíssimo gesto, meninas da Nova Zelândia e Papua Nova Guiné se abraçam após apito final

  Pelo lado papuásio, os 15-0 no placar agregado não podem ser vistos como o fim da trajetória honrosa do futebol feminino no país. Fica a certeza de que a diferença de nível entre o país e a Nova Zelândia, principal rival continental, é evidente. Mas as conquistas locais como a medalha de ouro nos Jogos do Pacífico provaram que as garotas de vermelho podem alcançar maiores façanhas nos próximos anos. E é esse pensamento que motiva não só um povo, nem um continente, mas sim dezenas de nações em todo o planeta em torno de um único objeto: a bola!

  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário:

  1. Parabéns pras Ferns! Espero que honrem o futebol da Oceania nos jogos olímpicos.

    ResponderExcluir