quarta-feira, 4 de abril de 2012

Brisbane Roar larga na frente nas semifinais; Wellington Phoenix e Perth Glory disputarão outra vaga na Final

  Por João Victor Gonçalves


  A esperada série final de play-offs da A-League, enfim, chegou. E, com ela, os principais favoritos ao título do Campeonato Australiano vão sendo selecionados, qualificando-se às semifinais. Comprovando o favoritismo e a vantagem de disputar o "Play-off de repescagem" em casa, Wellington Phoenix e Perth Glory seguem na disputa por uma vaga na grande Final. Já na primeira semifinal, o Brisbane Roar, atual campeão da competição, mostrou a força de seu time e, atuando no Suncorp Stadium, não deu chances ao Central Coast Mariners, melhor equipe da 1ª Fase.


Brett Emerton (Sydney FC) tenta escapar da forte marcação do Phoenix


  Lutando por uma vaga nas semifinais, Wellington Phoenix e Sydney FC fizeram um dos jogos mais emocionantes desta edição da A-League, que já vem se caracterizando pelos placares decididos nos minutos fatídicos. Frente um excelente público no Westpac Stadium, tanto auri-negros quanto celestes fizeram uma primeira etapa abaixo do esperado, com muitos erros e forte marcação. Embora dominasse a posse de bola, o Sydney não conseguia arquitetar boas jogadas ofensivas para as complementações de Chianese e Cazarine, o que contribuiu para a manutenção do 0-0 até o intervalo.


Jamieson (Sydney FC) tenta derrubar, sem sucesso, Lia (Phoenix)


  No retorno para a segunda etapa, o Phoenix deu mostras do bom futebol característico da equipe na 1ª Fase e, logo no primeiro minuto, abriu o placar com TIm Brown. "Senhor" das ações ofensivas, o quadro neozelandês passou a esperar os "celestes" em seu campo defensivo, levando muito perigo ao arqueiro Necevski nas jogadas de contra-golpe. Comprovando seu domínio, o quadro de Wellington chegou ao segundo gol aos 33 minutos, com Sigmund.


Disputa de bola entre atletas do Sydney e Phoenix termina em choque entre ambos


  O placar de 2-0 poderia causar a sensação de que a partida estava decidida em prol dos neozelandeses. Porém, os "guerreiros" do Sydney FC mostraram toda a raça que caracterizou a equipe nesta edição da A-League e, numa reação fantástica, conseguiram o empate em apenas três minutos. Chianese foi o "nome" da esperança celeste, com gols aos 34 e 37 minutos.


Assista os gols do emocionante duelo entre Phoenix e Sydney FC


  O desespero já tomava conta da equipe neozelandesa quando o talento individual e a experiência de Paul Ifill apareceram: com um chute forte, no canto alto de Necevski, o avante auri-negro fez o gol do alívio para os cerca de 10 mil apaixonados pelo Phoenix que lotaram o Westpac Stadium. O terceiro tento dos locais consistiu no "golpe de misericórdia" sobre o quadro de Sydney, que não teve forças de reação e, nos minutos finais, apenas assistiu a classificação dos neozelandeses à semifinal da A-League.


Comandante do Phoenix e da seleção neozelandesa, Ricki Herbert comemora a dramática classificação dos auri-negros ante o Sydney FC


  O adversário do time de Wellington na semifinal será a forte equipe do Perth Glory. Confirmando seu favoritismo, o quadro violeta não deu chances ao Melbourne Heart, despachando o "caçula" de Melbourne da competição com um indiscutível 3-0. Nem mesmo a força de vontade dos alvirrubros foi capaz de superar o talento individual do quadro de Perth que, capitaneado por Shane Smeltz, conseguiu a vitória sem maiores dificuldades.


Em noite inspirada, Smeltz decretou a classificação do Perth Glory com um hat-trick sobre o Melbourne Heart


  O atacante alemão naturalizado neozelandês, que já havia feito quatro gols no último triunfo do Glory, mostrou todo seu "faro" de gol no segundo tempo do duelo contra o Heart, que se mostrava equilibrado até então: com três gols, Smeltz, além de selar a classificação de sua equipe à semifinal, se consolidou na vice-artilharia da competição, com 16 gols. Sorte da torcida violeta, que pode contar com o "matador" rumo ao título do torneio.


Confira os gols do show de Shane Smeltz sobre o Melbourne Heart


  À frente de Smeltz na liderança da artilharia está Besart Berisha, do Brisbane Roar, que, embora tenha passado em branco no duelo contra o Central Coast Mariners, assistiu uma importante vitória da sua equipe rumo a mais uma final de A-League. Contando com o carinho de apaixonados 15.081 torcedores, os "leões" partiram pra cima do Mariners desde o início da partida e chegaram ao primeiro gol aos 8 minutos, com o brasileiro Henrique.


Paartalu (6) é cumprimentado por companheiro após anotar o segundo gol laranja


  No segundo tempo, o Mariners tinha duas principais missões: tentar o empate e evitar sofrer mais gols, o que resultaria numa desvantagem menor para ser revertida no duelo do próximo dia 8. Todavia, nenhum dos objetivos dos "azul-dourados" foi cumprido: a seis minutos do fim, Paartalu deixou sua marca e colocou o segundo tento dos "laranjas" no placar, decretando o placar final que permite ao Roar uma derrota por até um gol diferença no duelo da volta para garantir a classificação à decisão.


Assista os gols da vitória dos atuais campeões da A-League sobre o Central Coast Mariners


  Em jogo único, Wellington Phoenix e Perth Glory decidirão a segunda vaga da final, em duelo a ser disputado no próximo dia 7, na cidade de Perth, premiando o Glory, que teve melhor campanha na Fase de Pontos Corridos. O duelo promete pôr frente a frente a força de conjunto de um dos times mais equilibrados da competição (Phoenix) e o futebol de um dos times que mais evoluíram nesta edição da A-League (Glory), passando da briga contra as últimas posições no início do certame a uma classificação sem maiores dificuldades, tanto na 1ª Fase quanto nas quartas-de-final. Fica para os amantes do futebol australiano a expectativa pelos classificados e a esperança de dois grandes espetáculos do futebol oceânico.


  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

2 comentários:

  1. Espero que o Wellington Phoenix ganhe a A-League esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Seria ótimo pro futebol neozelandês! Claro que temos que manter a imparcialidade, mas o Phoenix está agradando os torcedores de um modo geral. Roar e Glory também prometem lutar até o fim!

    ResponderExcluir