segunda-feira, 26 de março de 2012

Play-offs da A-League já estão definidos. Confira todos os detalhes do fim da Fase de Classificação!

  Por João Victor Gonçalves


  O último final de semana foi decisivo nos gramados australianos. Com ele veio a última rodada da Fase Classificatória da A-League e a decisão dos classificados às semifinais e aos Play-offs. Contando com a regularidade de suas campanhas e boas sequências de vitórias, principalmente nas últimas rodadas, Perth Glory, Wellington Phoenix, Sydney FC e Melbourne Heart disputarão uma vaga na Grande Decisão por meio de duelos eliminatórios. Já Central Coast Mariners e Brisbane Roar, os dois primeiros colocados após 27 rodadas, duelarão entre si para obter um posto na Final da A-League.


Disputa de bola no duelo entre Adelaide United (vermelho) e Melbourne Heart (branco)


  Precisando apenas de um empate para obter a classificação, o Melbourne Heart foi até o Hindmarsh Stadium disposto a pontuar ante o Adelaide United. Todavia, os vermelhos de Melbourne não contavam com a disposição dos donos da casa, que queriam premiar os pouco mais de 6 mil torcedores que compareceram ao estádio com uma vitória na despedida da competição. Jogando melhor, o Adelaide foi superior durante os 90 minutos, criando as melhores oportunidades de gol.


Babalj mostra toda sua concentração pouco antes de anotar o gol de empate do Heart


  O tento inaugural da partida veio aos 34 minutos, com o artilheiro Van Dijk marcando, de pênalti, o primeiro dos donos da casa. Necessitando do empate, o Heart partiu pra cima dos locais na etapa complementar, mas desferiu 6 remates longe da meta de Birighitti. Porém, na primeira finalização em direção ao gol, a bola do "matador" Babalj encontrou o caminho das redes, decretando o empate que prevaleceu até o apito final. Com um ponto somado, a missão dos alvirrubros foi cumprida. Restava aos torcedores assistir o duelo entre Sydney FC e Newcastle Jets, que decidiria o último qualificado para a Fase de Play-offs.


Confira os gols do empate entre Adelaide e Heart


  Como era de se esperar, o duelo em Sydney foi um dos de mais elevado nível técnico nesta competição. Necessitando da vitória para se classificar, as duas equipes buscaram o resultado com "unhas e dentes", lutando do primeiro até o derradeiro minuto. A sempre fanática torcida celeste compareceu em bom número ao Allianz Stadium, crente na classificação de uma das equipes mais tradicionais do futebol australiano.


Shannon Cole (Sydney, azul) sofre com o excesso de vontade de atleta do Newcastle


  Começando com força máxima no ataque, o Sydney abriu o placar logo aos 11 minutos, quando Bruno Cazarine completou cruzamento da direita com maestria, numa bola indefensável para o arqueiro Ben Kennedy. Festa para a torcida celeste e início de preocupação para o quadro azul-grená. Todavia, a reação da equipe de Newcastle foi rápida: aos 25, Ruben Zadkovich fez belíssima jogada individual e cruzou na medida para Bridges completar para as redes.


O brasileiro Bruno Cazarine celebra seu gol com companheiros de time


  A partir do empate dos visitantes, o grande nome da partida começou a despontar pelo lado dos celestes: Joel Chianese. Aos 29, ele recebeu livre na entrada da área e contou com um leve desvio da zaga para colocar o Sydney FC novamente à frente do marcador; quatro minutos depois, em um rápido contra-ataque dos locais, o mesmo Joel recebeu na entrada da área e chutou no canto de Kennedy, num remate inapelável para o arqueiro do Newcastle.


Veja os gols do duelo decisivo entre Sydney e Jets


  Atrás no placar, os "Jets" pressionaram até o final da partida, mas só obtiveram resultado a 10 minutos do apito final, quando Wheelhouse aproveitou a sobra de jogada área e descontou para o quadro visitante. Desgastado física e emocionalmente, o Newcastle não teve chances para buscar o empate e ficou sem a vaga nos Play-offs. Para alegria da torcida da "Cidade da Baía", o Sydney FC enfrenta o Wellington Phoenix no duelo equivalente a um jogo de quartas-de-final.


Ben Sigmund (Phoenix) domina bola com estilo


  Em sua despedida da fase qualificatória, o Wellington Phoenix não foi páreo para o líder geral da competição, Central Coast Mariners, e acabou batido em seus domínios por 2-1. John Sutton e Bernie Ibini-Isei fizeram para os azuis-dourados, enquanto Leo Bertos descontou para o quadro neozelandês. Lutando por uma vaga na decisão, o Central Coast Mariners terá pela frente o atual campeão da A-League, Brisabane Roar, em dois duelos que prometem paralisar os fanáticos pelo futebol na Austrália.


Assista os gols da vitória do Mariners contra o Wellington Phoenix


  Caso o desempenho dos "Leões" nas semifinais seja o mesmo do da última partida da 1ª Fase, os torcedores laranjas certamente ficarão satisfeitos. Jogando no Skilled Park, o Roar não deu chances ao lanterna Gold Coast United e sacramentou a despedida do quadro auri-azul da A-League com uma vitória por 2-1. Bowles até chegou a abrir o placar para os locais, alegrando os pouco mais de 6 mil torcedores que testemunharam a despedida dos locais do campeonato. Mas, num segundo tempo perfeito, Fitzgerald e Lambadaridis decidiram o duelo em favor dos visitantes, que se mantiveram na vice-liderança, com 49 pontos.


Veja os gols da vitória do Brisbane Roar contra o Gold Coast United


  Fechando a Fase de Pontos Corridos do Campeonato Australiano, o Perth Glory "coroou" a melancólica campanha do Melbourne Victory com um imponente triunfo de 4-2 ante o quadro azul de Melbourne. E os quase 10 mil torcedores presentes no Nib Stadium, em Perth, viram uma atuação de gala do maior ídolo do futebol neozelandês: Shane Smeltz. O matador alemão, naturalizado neozelandês, mostrou que a temporada irregular não afetaria seu futebol no duelo deste final de semana e anotou os quatro gols dos "violetas" na goleada. Hernandez e Mulligan descontaram para os visitantes, que encerraram a temporada na modesta 8ª colocação, com 29 pontos. Já o Glory carimba a vaga nos Play-offs, onde terá pela frente o Melbourne Heart.


Assista o "show" de Smeltz na vitória do Glory contra o Victory por 4-2


  Os duelos da Fase Final começam na próxima sexta-feira (30), quando o Wellington Phoenix recebe o Sydney FC na capital neozelandesa lutando por uma vaga nas semifinais da competição. No dia seguinte, Brisbane Roar e Central Coast Mariners pelejam por uma vaga na Grande Decisão, no jogo de ida das semifinais, que ocorre no Suncorp Stadium. No domingo (1º), Perth Glory e Melbourne Heart disputam a segunda vaga da outra semifinal. Todos os detalhes dessa partida você confere no "Do outro lado da Bola", com a melhor cobertura do futebol australiano da internet brasileira!


  Confira a classificação final da 1ª Fase da A-League 2011/12:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
51
2
Brisbane Roar
49
3
Perth Glory
43
4
Wellington  Phoenix
40
5
Sydney FC
38
6
Melbourne Heart
37
7
Newcastle Jets
35
8
Melbourne Victory
29
9
Adelaide United
25
10
Gold Coast
21

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League  

Nenhum comentário:

Postar um comentário