domingo, 11 de dezembro de 2011

Confira um resumo do ano futebolístico em Tuvalu!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  Com o final da Christmas Cup, a temporada futebolística de 2011 em Tuvalu terminou. Juntamente com ela, aumenta ainda mais a esperança do país em ingressar no quadro de seleções da FIFA, além de renascer em cada jogador o amor pelo esporte universal. Ao longo do ano foram 5 competições, que reuniram as principais equipes do futebol local, como: Nukulaelae, Nukufetau, Nanumea, Nui, Nauti, Tofaga, Niutao, Manu Laeva e Lakena United.


A torcida tuvaluana sempre se faz presente nas arquibancadas do Tuvalu Sports Ground


  Após uma campanha irregular na primeira fase, na qual chegou a ser batido por 2-1 pelo Manu Laeva, o Lakena United conseguiu ficar com o título da Christmas Cup, contando com boas atuações na fase final. Na semifinal, a equipe não tomou conhecimento do forte time do Tofaga e bateu os rivais por 3-1. Na grande decisão, o favorito Nauti não foi páreo para os campeões, que venceram o duelo por 3-2. Na Divisão B da competição, que conta com os jogadores de menor qualidade dos times que disputam a Divisão Principal da competição, a taça ficou com o Tofaga B.


Imagem do duelo entre Tofaga e Lakena United pela Independence Cup


  A primeira competição disputada no ano foi o Tuvalu National Premier Football, que seria equivalente à Liga Nacional do país. Com uma boa campanha, o Nauti conseguiu manter o caneco em suas mãos, já que o havia conquistado em 2010, garantindo o bi-campeonato para sua sala de troféus.


Jogadores tem que superar condições não tão boas do gramado para disputar as partidas


  Já no Tuvalu Games, outra competição de destaque na temporada, o título ficou com o Manu Laeva. Na série de Copas, além do título do Lakena na Christmas Cup, o Tofaga faturou a NBT Cup e o Manu Laeva conquistou seu segundo título na temporada ao faturar a Independence Cup.


Os jogos são disputados no Tuvalu Sports Ground, em Funafuti


  Esperamos que tais competições sirvam para motivar os praticantes do futebol em terras tuvaluanas, além de despertar a atenção do mundo para a necessidade de melhores condições para a prática do esporte no país. A Seleção Nacional mostrou todo seu potencial durante os Jogos do Pacífico, nos quais chegou a conseguir a 4ª colocação em sua chave, terminando a frente de Guam e Samoa Americana. Durante a campanha histórica da equipe, foram obtidas vitória sobre a Samoa Americana por 4-0 e um empate contra Guam por 1-1.


Seleção de Tuvalu durante os Jogos do Pacífico


  O movimento para o ingresso do país no Quadro da FIFA já conta até com personalidades locais, como políticos e antigos futebolistas da seleção. O trabalho de comandar o futebol local está restrito a um grupo de holandeses, que são intitulados "Friends of Tuvalu". Você pode acompanhar o Site Oficial clicando aqui ou no ícone da Tuvalu National Football Association que disponibilizaremos em nossa Lista de Links, na Aba Direita do Site. É uma maneira singela de parabenizarmos o esforço desses verdadeiros heróis que desenvolvem o esporte mais popular nos quatro cantos do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário