segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Brisbane Roar segue com jejum de vitórias e Central Coast Mariners assume a liderança da A-League

  Por João Victor Gonçalves


  O que parecia improvável a poucas semanas, está acontecendo na A-League. O até então imbatível Brisbane Roar, dono de uma série de 36 jogos invictos, sofreu um golpe contra o Sydney FC, perdendo o duelo e a invencibilidade. Mas a má fase dos atuais campeões nacionais não se resumiu a este jogo: desde então, já são quatro jogos sem vencer e, na última semana, o Roar teve duas oportunidades para quebrar esta sina, contra Wellington Phoenix e Central Coast Mariners. Mas os "leões" não conseguiram aproveitar as oportunidades e saíram de campo derrotados nas duas ocasiões.


Imagem do duelo entre Phoenix e Roar, em Dunedin


  O duelo contra os neozelandeses ocorreu no último dia 14, em Dunedin. Apesar de manter a maior posse de bola durante os 20 minutos iniciais da partida, o Roar sofreu o primeiro tento em uma das primeiras jogadas ofensivas do Phoenix no duelo, anotado por Paul Ifill. Com a vantagem no placar, os aurinegros ficaram mais à vontade na partida, passando a manter a bola sob seus pés num maior período de tempo e tentar jogadas ofensivas visando o segundo gol.


Veja os gols da importante vitória do Phoenix contra o Brisbane Roar


  Mas o golpe de misericórdia da equipe de Wellington veio apenas aos 35 minutos da etapa complementar: após assistência de Ifill, Nick Ward disparou sem chances para Theoklitos, conquistando três pontos vitais para a luta do Phoenix rumo aos Play-offs. Já o Brisbane tinha a chance de aumentar sua vantagem na liderança, mantida apesar do revés, em um dos duelos mais esperados da temporada, contra o Central Coast Mariners, no Suncorp Stadium.


O Mariners saiu na frente, em todos os sentidos, no duelo contra o Roar


  A postura ofensiva dos visitantes no duelo foi premiada logo aos 5 minutos, quando Mustafa Amini abre o placar em um belo chute de fora da área. Pouco antes do intervalo, o Mariners chegou ao seu segundo tento, por intermédio de Pedj Bojic, com um forte chute à queima roupa, indefensável para Theoklitos.


Matt Simon (Mariners) disputa bola com atleta do Roar


  Na segunda etapa, as entradas de Hingert, Danning e Brattan melhoraram o desempenho da equipe de Brisbane, que passou a levar mais perigo em suas jogadas ofensivas e manter maior domínio sobre as ações de meio de campo. O fruto dessa maior "ousadia" dos locais veio aos 37 minutos, quando Kofi Danning, em um belo remate de fora da área, descontou para o Roar. Mas a falta de pontaria de Hingert e Nakajima-Farran, aliada às boas intervenções de Mathew Ryan seguraram o placar favorável à equipe azul e amarela.


Comemoração exaltada de Amini (direita) e seu companheiro após o gol do Mariners


  Com a vitória, o Mariners assume a liderança, com 23 pontos. O Roar vem logo atrás, com 20, mas possui um jogo a mais que a maioria dos rivais pelo seu posto, se preocupando muito mais em manter a 2ª posição, que lhe garante uma vaga direta nas semifinais, do que almejar vôos maiores rumo à liderança. Uma radical mudança de pretensões para uma equipe que era considerada, a poucas rodadas, "imbatível".


Confira os gols que valeram a liderança da A-League ao Mariners


  Outra equipe com um jogo a mais que os rivais, o Wellington Phoenix, não conseguiu repetir a boa atuação do duelo contra o Roar e acabou batido pelo Melbourne Victory, no AAMI Park, por 3-1. O bom público de 14.023 torcedores viu a equipe azul abrir o placar logo aos 3 minutos, por intermédio de Archie Thompson. O gol sofrido logo no início parece ter despertado os brios dos neozelandeses, que passaram a atacar com maior ofensividade nos minutos seguintes.


Carlos Hernández (Victory) mostra sua velocidade ao fugir da marcação de atleta do Phoenix


  Mas os aurinegros foram surpreendidos aos 22 minutos quando Vince Lia empurrou contra a própria meta, decretando o segundo gol do Victory. Dois minutos depois, o australiano de nacionalidade portuguesa Diogo Ferreira aumentou o placar com um belo chute, praticamente garantindo a vitória para a equipe de Melbourne. O Phoenix até descontou com Alex Smith, a cinco minutos do final, mas não foi nada que pudesse estragar a festa da metade azul de Melbourne no AAMI Park. A vitória teve um sabor de recuperação para o Victory, que ocupa a 5ª posição, com 15 pontos. O Phoenix vem logo atrás, com o mesmo número de unidades.


Assista os gols da vitória do Victory sobre o Phoenix


  No duelo dos desesperados, o Gold Coast United conseguiu uma importante vitória ao vencer, em Adelaide, o United local por 3-0. Nem mesmo o mais fanático torcedor da equipe costeira poderia imaginar que a vitória viria com tanta facilidade, mesmo atuando no Hindmarsh Stadium, Mas foi o que ocorreu, graças ao chute certeiro de Ben Halloran, da entrada da área, à feliz conclusão de Maceo Rigters, ainda no primeiro tempo, e ao golpe de misericórdia de Macallister, já aos 45 minutos da etapa complementar, que decretou a segunda vitória do GCU no torneio.


Confira os gols da segunda vitória do GCU na A-League


  Em Newcastle, os Jets perderam uma grande chance de garantir um posto entre os seis primeiros da competição, ao serem derrotados pelo Sydney FC por 2-1. A vitória dos "sky blues" foi sofrida, sendo obtida com uma bonita virada. Os "aviadores" abriram o placar aos 24 minutos, com a certeira conclusão de Jeremy Brockie. Mas a equipe de Sydney mostrou que tem poder de reação e, na etapa complementar, alcançou a virada.


Bola foge do domínio dos jogadores de Sydney e Newcastle Jets


  O primeiro do Sydney FC veio por intermédio do brasileiro Bruno Cazarine, em um chute de dentro da grande área. O gol da virada chegou a 10 minutos do fim, quando Juho Makela, com uma cabeçada certeira, colocou o esférico no fundo das redes do gol de Ben Kennedy. Agora, a equipe da cidade da baía mantém seu quarto posto com 18 pontos, cinco a mais que o rival de Newcastle, primeira equipe fora da Zona dos Play-offs.


O Sydney FC conquistou uma bela vitória em Newcastle. Veja os gols!


  Fechando a rodada, um duelo de contrastes provou que nem sempre é o dinheiro quem manda dentro das quatro linhas. Enfrentando a equipe de maior investimento na temporada, o Perth Glory, os valentes garotos do Melbourne Heart, equipe de menor aporte financeiro da A-League, não se intimidaram e conseguiram uma belíssima vitória, por 2-1, no Nib Stadium.


Imagem do duelo entre Heart e Phoenix


  Surpreendendo a "constelação" do Glory, os rapazes do Heart jogaram de igual pra igual desde os primeiros minutos e, aos 32 da etapa complementar, chegaram ao primeiro gol, obra do sempre regular Matt Thompson. Mas a alegria dos "Hearts" durou pouco: dois minutos depois, Billy Mehmet completou a ação ofensiva violeta com um belo disparo da entrada da área, decretando a igualdade.


Disputa de bola na vitória do Heart sobre o Glory


  O equilíbrio nas ações ofensivas predominou até o final do jogo, quando o Heart partiu com maior intensidade ao ataque. Aos 41 minutos da etapa complementar, num último suspiro da equipe do Melbourne, Dugandzic aproveitou o rebote e decretou a vitória da equipe de vermelho, para tristeza dos pouco mais de 6 mil torcedores do Glory presentes no estádio. Com o triunfo, o Heart conquista a 3ª posição, com 18 pontos, cinco a mais que o Perth Glory, 8º colocado, com uma campanha decepcionante tendo em vista o investimento de sua diretoria.


  Confira a classificação da A-League:

Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
23
2
Brisbane Roar
20
3
Melbourne Heart
18
4
Sydney FC
18
5
Melbourne Victory
15
6
Wellington Phoenix
15
7
Newcastle Jets
13
8
Perth Glory
13
9
Adelaide United
10
10
Gold Coast
9


  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário