quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Waitakere United massacra em debut na O-League; Ba começa com o pé direito!

  Por João Victor Gonçalves


  Dois jogos assinalaram o início do Grupo A da O-League no último final de semana e, mesmo terminando com vencedores e derrotados, possuíram histórias muito diferentes: no sábado, o Waitakere contou com o talento de seus jogadores para arrasar o Tefana; já no domingo, o Ba suou a camisa, mas conseguiu fazer a alegria de sua torcida e bateu o Mont-Dore na estreia, de forma bem mais modesta.


O veterano Martin Bullock (branco) mostra disposição com a camisa do Waitakere United


  No duelo inaugural da competição continental, disputado no Fred Taylor Park, em Auckland, o Waitakere United esperava encontrar o Tefana alinhado defensivamente de maneira acirrada. Mas todos os planos de defesa e conquista de um ponto por parte dos taitianos foram por água abaixo logo aos oito minutos, quando o arqueiro Xavier Samin derrubou Roy Krishna na grande área, proporcionando uma chance de ouro para a realização do primeiro gol dos atuais campeões neozelandeses na cobrança.


O Tefana não conseguiu repetir a atuação do último encontro da O-League entre as duas equipes (foto), quando os taitianos venceram por 3-1


  Nem mesmo a entrada do arqueiro reserva, Leonce Roometua, serviu de alento para os amarelos, que viram Allan Pearce garantir o primeiro gol de seu quadro na cobrança da penalidade. Abalado pelo tento sofrido, os taitianos pareciam perdidos em campo e, quatro minutos depois, sofreram o segundo gol: Roometua não conseguiu afastar o cruzamento de Pearce e Ryan De Vries chegou para completar em favor dos neozelandeses.


Allan Pearce fez uma belíssima estreia, com dois gols e vários cruzamentos importantes


  Estava fácil para os "kiwis" e, após lançamento de Jake Butler, Roy Krishna deixa sua marca e garante o 3-0, aos 33 minutos. O show dos locais continuou antes do intervalo: aos 37, novamente após bom cruzamento de Pearce, de Vries completa para o fundo das redes rivais; aos 40, Pearce mostra que estava com o "pé na forma" e acerta outro cruzamento, magistralmente finalizado por Krishna, que decreta o quinto gol de sua equipe. Ainda deu tempo de Pearce deixar o seu segundo tento, aos 46 minutos, assegurando 6 gols de vantagem no intervalo.


Placar final do duelo entre Waitakere e Tefana no Fred Taylor Park


  O ritmo do Waitakere continuou frenético no segundo tempo, aproveitando o dia inspirado de seus avantes. Logo aos quatro minutos, Krishna passa por Roometua mais uma vez e garante seu hat-trick, pintando o sete no placar. Foi dos pés do fijiano que saiu o oitavo de sua equipe, ainda aos 25 minutos. 5 minutos depois, De Vries consegue garantir seu hat-trick, fazendo o nono e ponto o nome do Waitakere United na história com a maiori goleada da história da A-League. O recorde anterior pertencia a Auckland United e Magenta, que bateram, respectivamente, Port Villa Sharks e Manu-Ura, em 2008, por 8-1.


Roy Krishna celebra um de seus cinco gols


  Para fechar o caixão taitiano, Krishna deixa sua marca pela quinta vez, garantindo os dois dígitos no score do Fred Taylor Park e o seu nome na história do futebol da Oceania, em uma das melhores estreias de um jogador numa competição realizada pela OFC. O Waitakere United, treinado por Neil Emblen, foi a campo com o seguinte time: 1. Danny ROBINSON (G), 2. Jason ROWLEY, 3. Aaron SCOTT, 4. Tim MYERS, 7. Martin BULLOCK, 8. Chris BALE, 10. Allan PEARCE, 12. Roy KRISHNA, 17. Jake BUTLER (c), 20. Ryan DE VRIES, 24. Luke ADAMS. Já o Tefana sofreu a derrota mais vergonhosa de sua história com o seguinte quadro, comandado por Laurent Heinis23. Xavier SAMIN (GK), 3. Pierre KUGOGNE, 6. Heimano BOUREBARE, 7. Taufa NEUFFER, 8. Tetiamana MARMOUYET (c), 11. Jean-Claude CHANG KOEI CHANG, 13. Stanley ATANI, 16. Sebastien LABAYEN, 18. Tauraa MARMOUYET, 20. Axel WILLIAMS, 21. Angelo TCHEN. A arbitragem foi do fijiano Rakesh Varman.


Malakai Tiwa (preto) tenta fazer lançamento e conectar jogada de ataque do Ba


  Outra equipe que estreou com vitória na chave foi o Ba. Mas a missão dos "homens de preto" foi bem mais dura que a dos neozelandeses: mesmo jogando no Govind Park, a equipe teve pela frente o bom time do Mont-Dore, que chegou a sair na frente, mas não suportou a pressão da torcida e de um quadro que buscava uma vitória em seu retorno à principal competição da Oceania após quatro anos de ausência.


Manuca, grande destaque do meio de campo fijiano, tenta jogada de efeito sobre dois caledonianos


  Mesmo dominando as ações na primeira etapa e tendo maior posse de bola, o Ba foi surpreendido em uma jogada rápida dos visitantes: aos 33 minutos, Jose Hmae colocou os rubro-negros em vantagem, para desespero da fanática torcida local.


O internacional fijiano Alvin Singh tenta fazer jogada de efeito no gramado do Govind Park


  Mas após o intervalo, os atuais campeões fijianos conseguiram acalmar os ânimos e buscaram a virada. O herói do dia foi Avinesh Suwamy, que deixou sua marca duas vezes, aos 19 e 37 minutos da etapa complementar, garantindo uma estreia vitoriosa para a equipe alvinegra.


Manuca tenta levar o Ba ao ataque em busca da vitória


  Um dos mais animados com a vitória era o treinador do Ba, Yogendra Dutt, que não escondeu sua satisfação após o resultado: "ganhar em casa é muito importante na O-League. Você nunca sabe o que vai encontrar fora de casa". Dutt também ressaltou a melhora de seu quadro na segunda etapa: "os meninos jogaram melhor no segundo tempo, colocando a bola no chão ao invés de insistir nas bolas altas. A vitória foi uma recompensa dessa atitude".


Atletas do Ba comemoram gol que garantiu a estreia vitoriosa da equipe


  Os "homens de preto" foram a campo, comandados por Yogendra Dutt, com: 1. Jone RALULU (GK), 2. Avinesh SUWAMY, 4. Manueli KALOU, 6. Jone VESIKULA, 7. Tuimasi MANUCA, 11. Alvin SINGH, 12. Remueru TAKIATA, 13. Kini VILIAME, 14. Isimeli NAREISA, 16. Malakai TIWA, 26. Marika MADIGI. Já o Mont-Dore, de Thierry Sardo, jogou com: 1. Jean-Jacques WACHOU (GK), 2. Dominique SAWA, 4. Jean-Patrick WAKANUMUNE, 5. George WADENGES, 6. Oliver DOKUNENGO, 7. Patrick DIAIKE, 11. Rony ATTI, 12. Pierre NYIKEINE 13. Loic WAKANUMUNE, 17. Jose HMAE, 18. Jean-Marc HMALOKO. A arbitragem foi do neozelandês Chris Kerr.


Confira a Classificação do Grupo A da O-League:



J
V
E
D
GM
GS
P
1
Descrição: Nova ZelândiaWaitakere United
1
1
0
0
10
0
3
2
Descrição: FijiBa FC
1
1
0
0
2
1
3
3
Descrição: Nova CaledóniaAS Mont-Dore
1
0
0
1
1
2
0
4
Descrição: Polinésia FrancesaAS Tefana
1
0
0
1
0
10
0


Fonte das Imagens: OFC, New Zealand Herald e Fijilive

Nenhum comentário:

Postar um comentário