segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tonga se despede de forma honrosa das Eliminatórias

  Por Rodrigo Augusto


  O jogo entre Tonga e Ilhas Cook não trazia tantos atrativos no futebol oceânico, muito menos para o mundial. Mas a despedida das Eliminatórias com uma vitória por parte de equipes que jogam muitas vezes uma, duas partidas a cada ano seria motivo de honra e festa para as duas nações.


Seleção tonganesa posa para foto antes do duelo


  Quem começou o jogo com mais gana pela vitória foi a seleção de Tonga que, apesar de ter sido lembrada ultimamente por ter sido derrotada por Samoa Americana, levava a partida mais a sério, atacando com mais objetividade, buscando sempre o gol. Foi com essa raça toda que os vermelhos anotaram o primeiro gol do jogo, aos 27 minutos da etapa inicial, com Timote Maamaloa, que se aproveitou uma desatenção da zaga adversária para inaugurar o marcador no complexo Joseph Blatter em Apia, capital de Samoa.

Seleção das Ilhas Cook pronta para seu jogo de despedida

  Mas a emoção durou cerca de nove minutos. O empate de Ilhas Cook surgiu quando menos se esperava: com o domínio dos rivais, o que todos menos esperavam era um gol do time verde. E este saiu dos pés de Grover Harmon, decretando o último momento de emoção no primeiro tempo por ambos os lados.

Disputa de bola no gramado encharcado

  Na volta dos vestiários o que se viu foi uma mudança na mudança dos tonganeses, com o treinador da equipe mexendo no emocional da seleção, que visivelmente se mostrava mais ligada no jogo.

Savieti, a bola e o gol livre para o remate

  A equipe lutou, batalhou e o gol não saía o que irritava muito o jovem treinador Chris Williams, que estava bastante emocionado por finalmente ter a missão de comandar uma seleção em uma Eliminatória.

Detalhe da forte marcação tonganesa

  Mas a reza do treinador australiano finalmente surtiu efeito já no apagar das luzes: o ponteiro do relógio registrava 46 minutos quando o gol do triunfo veio dos pés de Falatau após bom chute, garantindo, assim, a única vitória de sua equipe no torneio.

Jogadores tonganeses comemoram primeiro gol

  Tonga foi a campo com: 18. Kaneti FELELA (GK), 4. Fineasi PALEI, 5. Samisoni MAFI, 6. Folio MOEAKI (c), 9. Kinitoni FALATAU, 10. Malakai SAVIETI, 11. Lafaele MOALA, 12. Timote MAAMALOA, 15. Sione TEU, 17. Siosifa MOIMOI, 20. Ilalio LEAKONA. No banco, ao lado de Chris Williams, estavam: 1. Soane FAUPULA, 2. Sione TOVO, 7. Pio PALU, 13. Viliami VAITAKI, 14. Lokoua TAUFAHEMA, 16. Petesa ONGOSIA, 19. Aleki FEHOKO, 21. Vitolio LATU, 22. Heneli SA’AFI, 23. Beni PAU. Já as Ilhas Cook se despediram das Eliminatórias com: 1. Tony JAMIESON (GK), 2. Mii JOSEPH (c), 3. Nikki TE MIHA, 4. Tahiri ELIKANA, 7. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 11. Joseph NGAUORA, 14. Tuka TISAM, 17. Branden TUREPU, 19. Terii FRAMHEIN, 22. Paavo MUSTONEN. No banco, ao lado de Paul Turepu, estavam: 5. Nathan TISAM, 8. Roger MANUEL, 10. Gichin FUHINIU, 13. Emiel BURROWS, 15. John QUIJANO, 16. Taylor SAGHABI, 18. Paul VAN EIJK, 20. Iona LUPENA (GK), 21. Junior PUROKU.

Confira os gols da vitória de despedida tonganesa

  Agora é aproveitar o tempo e esperar que as próximas competições internacionais venham. A esperança de um futebol mais equilibrado para todos, com condições melhores para que essas nações possam desempenhar seu papel é o sonho de todos os amantes, não só do futebol da Oceania, mas do mundo como um todo!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário