quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Samoa Americana faz história e consegue primeira vitória nas Eliminatórias!

  Por João Victor Gonçalves


  22 de Novembro de 2011. Esse foi um dia que dificilmente será apagado da memória de toda a população da Samoa Americana e dos amantes do futebol da Oceania. A seleção tida como a mais fraca do mundo, lembrada pelas goleadas históricas e pela organização um tanto quanto "folclórica" provou ao planeta que a escolha de profissionais corretos e a realização de um trabalho sério pode sim trazer bons frutos, mesmo que em nível regional.


O histórico time da Samoa Americana que conseguiu a primeira vitória do país em Eliminatórias


  O duelo histórico para a equipe de Thomas Rongen teve como adversário a seleção tonganesa que, embora tenha conseguido vitórias contra seus rivais locais nas últimas edições das Eliminatórias, ainda aparecia como uma incógnita. E logo no começo do encontro a equipe de vermelho mostrou qual seria seu propósito durante a partida: barrar as jogadas ofensivas da Samoa Americana na base da violência. O bloqueio defensivo rival possibilitou aos comandados de Rongen tentar atacar nas jogadas de bola aérea, mas todas pararam nas mãos do goleiro Felela.


Foto da seleção tonganesa que entrou para a história de forma não tão positiva


  Buscando o tento inaugural antes do intervalo, a equipe de branco passou a tentar a sorte também nos chutes de longa distância, e foi num deles que Ramin Ott surpreendeu Kaneti Felela, abrindo o placar para delírio da torcida local, claramente a favor da seleção tida como "mais fraca" antes do certame. O gol foi muito comemorado pelos jogadores da Samoa Americana e comissão técnica. Mas a missão samoana ainda não tinha terminado e havia pela frente 45 minutos para segurar a vitória histórica.


Jogadores da Samoa comemoram a histórica vitória

  Na segunda etapa, a equipe tongana voltou mais organizada, buscando evitar um vexame histórico. O melhor jogador da equipe, Pio Palu, após bela jogada saiu frente a frente com o arqueiro Salapu, mas foi barrado no último momento pelo capitão samoano Amisone. Com o esquadrão de vermelho descendo ao ataque, a seleção de Rongen passou a explorar os contra-golpes visando alcançar sua primeira vitória na história das Eliminatórias. E a meta dos homens de branco foi alcançada aos 29 minutos, quando Luani supera o arqueiro tonganês e escreve o segnundo tento samoano no placar.


Ott tenta levar a Samoa Americana ao ataque


  Com os 2-0 garantidos, os homens da Samoa passaram a tocar a bola esperando o término do encontro. Em marcha lenta, acabaram surpreendidos aos 43 minutos, quando Lafaele Moala subiu mais alto que toda a zaga e descontou para os vermelhos. Mas não havia mais tempo de reação e, com o apito final de Andrew Achari, a festa rolou solta entre os homens de Pago Pago. Em sua quarta participação nas Eliminatórias, essa foi a primeira vitória da representação da Samoa Americana, que também dobrou o número de gols marcados na história da competição, já que nos anos anteriores apenas 2 gols foram assinalados pela então "Cinderela" da Oceania.


Rongen comemora com seu auxiliar a histórica vitória samoana


  Um dos mais empolgados após a vitória era o comandante vitorioso, Thomas Rongen: "não tive muito tempo para formar uma equipe entrosada, em conjunto, mas já foi o suficiente para termos mudanças". Ele também já vislumbra o futuro de sua seleção nacional: "Espero que agora possamos melhorar nossa posição no Ranking da FIFA e entrar nos 200 primeiros postos. Atualmente ocupamos a posição 204 e esta vitória irá nos ajudar".


Confira os gols e a entrevista com o treinador vitorioso após o histórico debut da Samoa Americana nas Eliminatórias da Oceania


  A Samoa Americana foi a campo com: 1. Nicky SALAPU (G), 2. Jr AMISONE (c), 3. Uasi HELETA, 4. Daru TAUMUA, 9. Ramin OTT, 13. Rambo TAPUI, 14. Charlie UHRLE, 16. Johnny SAELUA, 18. Justin MANA’O, 19. Rawlston MASANIA’I, 20. Shalom LUANI. No banco, ao lado de Thomas Rongen, sentaram-se: 5. Tala LUVU, 6. Roy LUANI, 7. D’Angelo HERRERA, 8. Casper KURESA, 10. Kid BARTLEY, 11. Diamond OTT, 12. Terrence SINAPATI, 15. Gene NEEMIA, 17. Natia NATIA, 21. Suani UELESE, 22. Fitiuta MAIAVA, 23. Chin Fu TAASE. Já a equipe tonganesa que "entrou pra história" como a primeira a ser derrotada pela Samoa Americana em um jogo das Eliminatórias foi a seguinte: 18. Kaneti FELELA (G), 2. Sione TOVO, 4. Fineasi PALEI, 5. Samisoni MAFI, 6. Folio MOEAKI (c), 7. Pio PALU, 8. Unaloto FEAO, 10. Malakai SAVIETI, 11. Lafaele MOALA, 15. Sione TEU, 18. Kaneti FELELA, 20. Ilalio LEAKONA. No banco, ao lado do australiano Chris Williams, sentaram-se: 1. Soane FAUPULA, 9. Kinitoni FALATAU, 12. Timote MAAMALOA, 13. Viliami VAITAKI, 16. Petesa ONGOSIA, 17. Siosifa MOIMOI, 21. Vitolio LATU. Os "guerreiros" da Samoa Americana voltam a campo nessa madrugada, às 15 horas (horário local), quando enfrentam a seleção de Ilhas Cook, buscando a segunda vitória. Já Tonga joga às 17:30 (horário local) contra os anfitriões samoanos.

2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com essa vitória! Parabéns Samoa Americana!

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer a mesma coisa!

    Eles conquistaram um importante ponto frente as Ilhas Cook, podiam ter vencido, empataram em 1x1. Mesmo resultado de Samoa x Tonga.

    As Samoas irão decidir quem vai para a próxima fase.

    ResponderExcluir