quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Donos da casa iniciam bem sua caminhada nas Eliminatórias

  Por Rodrigo Augusto


  A seleção de Samoa começou com vitória aa luta pela vaga na 2ª fase das Eliminatórias da Oceania. Os anfitriões bateram o selecionado de Ilhas Cook pelo placar de 3 a 2 , em partida presenciada por um grande público no Complexo Joseph Blatter, em Apia.


Seleção samoana posa para foto antes do duelo contra Cook


  A partida teve ares de decisão, já que ambas as equipes eram as mais cotadas para conquistar a vaga que é dada ao vencedor dessa Fase Preliminar. Dessa forma, começar tropeçando não seria algo que facilitaria muito o caminho das duas seleções no Quadrangular.

Eis os homens que representam as Ilhas Cook em solo samoano

  Quem começou melhor o jogo foram os mandantes, que aproveitavam o fator casa para dominar o adversário. A equipe da Samoa contava com as bolas alçadas para levar perigo ao gol adversário. Mas foi com a pelota junta ao gramado que o esquadrão anfitrião conseguiu alcançar seu objetivo aos 20, com Luki Gosche, que recebeu belo passe livre no meio de Desmond e colocou no fundo do barbante.

Turepu tenta proteger a bola enquanto sofre marcação do homem de Cook

  16 minutos depois saíram dois gols praticamente em sequência: primeiro, o empate de Ilhas Cook veio com o matador Campbell, que aproveitou rebote da zaga samoana na área; menos de um minuto depois veio a resposta dos locais com o segundo gol, que saiunovamente dos pés de Luki Gosche, aproveitando trapalhada da zaga rival. Com o desgaste  provocado pelo forte ritmo de jogo inicial, as equipes foram para o intervalo sem alterarem mais o marcador.

Hoeflich (esquerda) mostra disposição com a camisa da seleção samoana

  Já a etapa final reservou emoções nos seus últimos minutos para a torcida: aos 40 minutos ocorreu o empate inesperado de Ilhas Cook, novamente com Campbell, fazendo um belíssimo gol de voleio e calando a torcida samoana. Mas a equipe azul estava disposta a alegrar sua fanática torcida e conseguiu o gol da salvação nos acréscimos do jogo: com muito suor e sacrificio, Pati Bell conseguiu empurrar o esférico pro fundo da meta rival, liquidando a fatura em 3 a 2.

Assista os gols da vitória samoana no primeiro dia de competições

  As Ilhas Cook vieram escaladas com: 20. Iona LUPENA (G), 2. Mii JOSEPH (c), 3. Nikki TE MIHA, 4. Tahiri ELIKANA, 5. Nathan TISAM, 7. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 10. Gichin FUHINIU, 13. Emiel Burrows, 16. Taylor SAGHABI de 22. Paavo Mustonen. No banco, ao lado de Shane Rufer, estavam: 1. Tony Jamieson, 8. Roger MANUEL, 11. Joseph NGAUORA, 14. Tuka TISAM, 15. J.M. QUIJANO, 17. Branden TUREPU de 18. Paul van Eijk, 19. Terii FRAMHEIN de, 21. Júnior PUROKU. Já a Samoa jogou com: 22. Masi TOETU (G), 2. Andrew SETEFANO, 3. Charles Bell (c), 4. Vaalii FAALOGO, 5. Silao MALO, 7. Jarrell VENDA, 9. Max Tom Hoeflich, 10. Luki GOSCHE, 13. Lionel TAYLOR, 17. Desmond FA'AIUASO de 18. Jared CURTIS. No banco, ao lado de Tunoa Lui, sentaram-se: 1. Jordan VON HEIDERBRANDT, 6. Pati BELL, 8. Penitito TUMUA, 11. To'o GOSCHE, 12. Mike FAOAI, 14. Joseph Hoeflich, 16. Sapati UMUTAUA de 19. Shaun Easthope, 20. Peni KITIONA de 21. Ethan ELISAIA.

Elenco samoano comemora vitória ao lado da torcida

  A seleção de Cook tenta a recuperação nesta quinta-feira contra a surpreendente Samoa Americana; já os anfitriões buscam manter os 100% de aproveitamento contra a seleção tonganesa, no mesmo dia. Todos os jogos serão realizados no Estádio do Complexo Esportivo Joseph Blatter, em Apia.

  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário: