terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ba supreende, vence rival no confronto direto, confirma favoritismo na última rodada e fatura Liga Fijiana

  Por João Victor Gonçalves


  Fiji tem um "novo velho" campeão! Trata-se do Ba Football Club, equipe de maior torcida e tradição no país. Com um final de temporada fantástico, os "homens de preto" conseguiram importantes vitórias no confronto direto contra o Labasa e, posteriormente, encerraram a temporada com uma goleada no Govind Park sobre o Savusavu, confirmando a permanência da taça maior do futebol nacional no Oeste.


"Homens de Preto" faturaram sua 17ª Liga Nacional


  Na sexta-feira, ocorreu o duelo de maior expectativa no país. Com dois pontos a frente do seu rival na luta pelo título, o Labasa precisava apenas de um empate para depender de si na última rodada, tendo grandes chances de faturar a taça. Do outro lado, os homens do Ba estavam sedentos por uma revanche após o vice-campeonato do IDC e lutaram com toda sua garra pela vitória.


Com uma arrancada impressionante do Ba na reta final, o título permanece no Oeste de Fiji


  Mas os "Babasiga Lions" começaram a partida com uma derrota, fora das quatro linhas: após atraso na viagem de barco que levou a equipe de Labasa até Ba, a equipe alvirrubra chegou no gramado do Govind Park com uma hora de atraso, sem o tempo necessário para o aquecimento e preparação nos vestiários. Além disso, a equipe contava com o desfalque de vários jogadores fundamentais na conquista do IDC e que formam a base da seleção fijiana, como Maciu Dunadamu, Roy Krishna, Kautoga Samela, Waqa Taniela e Bolaitoga Pita que, em sua maioria, estão defendendo profissionalmente outras equipes do continente.


O Ba buscava a revanche após a derrota no IDC para o Labasa


  Com isso, a derrota dos comandados de Gurjit Singh era praticamente uma questão de tempo. Fragilizado, o Labasa sofreu o primeiro gol aos 21 minutos, por intermédio de Avinesh Swamy. Sete minutos depois, Isimeli Naresia aumentou o placar, praticamente confirmando a vitória sobre um time desgastado física e psicologicamente. Antes do intervalo, Swamy ainda fez seu segundo gol, aumentando a vantagem dos "Gigantes do Oeste". Na segunda etapa, coube a Mavileko Nakama e ao veterano Keni Doidoi marcarem mais dois gols que fecharam a goleada em 5-0 (assista os gols da partida aqui).


A felicidade pela conquista estava expressa no rosto de cada jogador do Ba durante a partida


  Com a derrota, o Labasa chegava na rodada final necessitando de uma vitória ante o Tavua, em Suva, além de torcer por um tropeço do Ba, em casa, contra o Savusavu. Mas o maior time de Fiji não perdeu a chance de alegrar sua torcida e, atuando no Govind Park, não deu chances aos homens de Savusavu.


Imagem do duelo decisivo entre Ba e Savusavu


  Com a bola rolando, os mandantes trataram logo de resolver sua situação antes do intervalo, abrindo uma vantagem de 3-0 sobre os visitantes, com gols de Mavileko Nakama, Shalen Lal e Avinesh Swamy. Depois do intervalo, ainda deu tempo para o experiente Keni Dodoi, cobrando pênalti, fechar o placar em favor dos "homens de preto". Ao apito final, todos puderam fazer a festa, comemorando, além do mais importante título do futebol fijiano da temporada, a classificação garantida do Ba para a próxima edição da O-League.


A nova missão dos jogadores do Ba é se recuperar da derrota sofrida para o Waitakere na O-League (foto)


  Já o vice-campeão, Labasa, sequer ameaçou a festa dos "Gigantes do Oeste": atuando em Tavua, cansada e sem os principais jogadores, a equipe alvirrubra foi facilmente batida por 6-0, gols de Ravinesh Singh, Lasarusa Saucoko, Jone Salauneune (3) e Lovneel Pratap. Após a partida, o presidente do Ba evitou uma comemoração mais exacerbada, lembrando do dever da equipe na próxima semana: "Nosso trabalho ainda não está feito. Temos mais uma missão a cumprir na O-League". Todavia, acrescentou que estava orgulhoso de sua equipe, ressaltando o motivo de tanto esforço nas partidas: "Nós sempre jogamos para os nossos torcedores, e sempre queremos ganhar por eles".


Rakesh Kumai atende a imprensa após conquista de sua equipe


  Com 49 pontos, a equipe não pode ser mais alcançada pelo Labasa, que estacionou nos 42 e, mesmo se a equipe alvirrubra ganhar um recurso que lhe garanta a vitória na partida contra a Seleção Nacional Sub-23, somará 45 pontos, não alcançando os "homens de preto". A equipe "Do outro lado da Bola" parabeniza o Ba Football Club pela conquista de seu 17º título da Liga Nacional! 


  Confira a classificação final da Liga Fijiana:


#TimeJSGPG
120+4849
220+1442
320+2340
420+1538
520-230
620-428
720-1024
820-1323
920-617
1020-3212
1120-3312



  Fonte das Imagens: Fijilive e Fiji Village

Nenhum comentário:

Postar um comentário