terça-feira, 22 de novembro de 2011

As Eliminatórias da Oceania vão começar!

  Por Rodrigo Augusto



  Iniciam-se nesta terça-feira, na cidade de Apia, capital de Samoa as Eliminatórias da Oceania para o Mundial de futebol de 2014. Nesta primeira fase, as quatro seleções piores colocadas do continente no Ranking da FIFA jogam a fase preliminar em busca da única vaga na fase seguinte da competição.

Jogos serão disputados no Complexo Esportivo Joseph Blatter, em Apia

  Os jogos acontecerão no Complexo Esportivo Joseph Blatter. Participação do quadrangular as seleções de Samoa (anfitriã), Ilhas Cook, Tonga e Samoa Americana, e o “Do outro lado da bola” traz uma análise especial de cada seleção!

  Samoa: Os donos da casa encaram a missão de classificar o país anfitrião do Quadrangular Preliminar para a segunda fase das Eliminatórias locais. Vale destacar que esse novo formato só foi instalado graças ao fim da utilização dos Jogos do Pacífico como fase preliminar.

Desmond Fa'aiuaso é o grande destaque da seleção anfitriã no torneio

   A seleção samoana tenta recuperar o tempo perdido e mostrar o seu futebol para o mundo. Impulsionada pela sua torcida, a equipe entra como grande favorita e tem como meta a classificação. Mesmo após 4 anos sem disputar jogos oficiais, a equipe garante estar preparada para vencer.


Seleção Nacional da Samoa posa para foto em seu último encontro oficial

  Ilhas Cook: o selecionado de Ilhas Cook vem sonhando com a classificação para a 2ª Fase das Eliminatórias. A meta é apagar a imagem deixada nos Jogos do Pacifico, competição na qual a equipe sofreu várias goleadas e conseguiu apenas um triunfo sobre a seleção de Kiribati, não filiada à FIFA, por 3-0.

As Ilhas Cook tentarão surpreender e ficar com a vaga

  Os “homens de verde” são apontados como os “segundo” favoritos nessa fase inicial, já que apresentam, teoricamente, mais qualidade e estrutura do que Samoa Americana e Tonga, prometendo brigar pela vaga com Samoa. A dúvida é: será que a equipe de Shane Rufer apresentará um futebol rico e convincente ou mostrará o mesmo apresentado há cerca de dois meses atrás, ainda sob o comando de Maurice Tillotson?

Comissão técnica e jogadores estão confiantes após período de preparação em Rarotonga

  Tonga: com certeza a grande incógnita dessa fase inicial é a seleção de Tonga. Há anos sem disputar partidas oficiais, a seleção vem com poucas informações para os jornalistas e não podemos afirmar ao certo qual a atual situação da equipe. Levando em conta o passado recente dos convocados tonganeses, a seleção não é forte, apresentando várias falhas na defesa. O fator positivo na busca pela vaga é a maior tradição que os homens de vermelho possuem em relação aos seus adversários.

Pio Palu, um dos mais experientes jogadores da equipe de Tonga

  A falta de ritmo de jogo deverá ser um dos maiores obstáculos da equipe. Durante a preparação, a comissão técnica prometeu focar o preparo físico dos atletas, deixando de lado a parte técnica. Dessa forma, um time com raça e correndo os 90 minutos é esperado por parte da população tonganesa, mas sem a habilidade tradicional do futebol nativo.

Tonganeses desembarcaram animados em Apia

  Samoa Americana: por mais que tente apagar essa imagem, a seleção da Samoa Americana continua sendo o “patinho feio” do futebol continental, condição justificada pelas goleadas sofridas e esquemas táticos indefinidos e atrapalhados que sempre colocaram a seleção em situações um tanto quanto bizarras ou desconfortáveis.

Jogadores da Samoa Americana chegaram dispostos a fazer história em Apia

  Apesar de certa “evolução” nos últimos anos, a seleção nacional da Samoa Americana ainda mostra que está fraca demais para os padrões mundiais do futebol. A relativa melhora foi vista nos Jogos do Pacífico, onde a equipe sofreu “apenas” 26 gols em 5 jogos. A missão de comandar esse selecionado “folclórico” do futebol mundial será de Thomas Rongen, holandês que, depois de ter conquistado a MLS e comandado a seleção americana Sub-20, tentará mostrar ao mundo que “milagres” ainda acontecem no futebol, classificando uma das seleções mais desacreditas da história à Segunda Fase de uma importante competição continental.

A Seleção da Samoa Americana tentará uma campanha superior à dos Jogos do Pacífico

  Às 21h (horário de Brasília), 14h (horário de Apia), Samoa Americana e Tonga abrem a competição. Mais tarde, às 23h30 (horário de Brasília), 16h30 (horário de Apia), os anfitriões entram em campo para enfrentar as Ilhas Cook. 

2 comentários:

  1. Começou! E Samoa Americana e Samoa saíram vencedoras nessa primeira rodada!

    ResponderExcluir
  2. Rogen fazendo efeito :D

    Onde posso assistir os jogos desta competição?

    ResponderExcluir