quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Começou o Campeonato Interdistrital de Fiji!

  Por João Victor Gonçalves


  Teve início nesta quinta-feira mais uma edição do Inter District Championship, campeonato interdistrital de Fiji, que reúne as 10 principais equipes do país. Logo na estreia, 4 jogos agitaram o gramado do TFL National Stadium, em Suva. Confira abaixo o que de melhor aconteceu em cada um dos jogos.


Roy Krishna (à esquerda) foi o grande destaque da 1ª Rodada do IDC


  O duelo mais esperado do certame ocorreu já na primeira rodada: de um lado, os "homens de preto" do Ba, donos da melhor campanha da Liga Nacional e motivados após uma excursão com resultados excelentes no Canadá; do outro, a tradicional equipe do Labasa, segunda colocada na Liga Nacional, que conta com toda a habilidade de Roy Krishna para conquistar o título da competição.


O Labasa (vermelho) conseguiu a recuperação e a conquista de um importante ponto ante o Ba FC


  Conforme as expectativas de todo o país, os 60 minutos de partida foram eletrizantes (como a competição possui jogos seguidamente, o tempo de cada duelo é reduzido). Logo aos 13 minutos, Tuimasi Manuca bateu o arqueiro Mateisuva, abrindo o placar para o Ba. Mesmo após o intervalo, a equipe do Ba conseguiu manter seu domínio sobre o rival e, aos 25 minutos da etapa complementar, Isimeli Naresia aumentou a contagem, consolidando o que parecia um placar definido. Com 5 minutos mais os acréscimos a serem jogados, os "Babasiga Lions" precisariam de um verdadeiro milagre para galgar um ponto neste duelo.


Disputa de bola entre Tiwa (Ba) e Nair (Labasa)


  Mas o futebol proporciona grandes surpresas, e elas aconteceram! Aos 31 minutos, já no tempo de acréscimo, o capitão alvirrubro, Taniela Waqa, descontou. Logo na saída de bola, o bom trabalho da equipe vermelha e branca foi fundamental, com a rápida ofensiva terminando nos pés do artilheiro Roy Krishna, que cabeceou a bola indefensavelmente, decretando a igualdade no placar. O craque do futebol nacional não conteve a emoção, e tirou a camisa para comemorar o gol de empate, levando cartão amarelo.


Codro (Ba) e Rawaqa (Labasa) disputam a pelota


  O Labasa foi a campo com: Akuila Mateisuva, Samuela Kautoga, Kavaia Rawaqa, Pita Bolaitoga, Sandip Nair, Amit Kanhaiya, Roy Krishna, Ilaitia Tuilau, Maciu Dunadamu, Taniela Waqa (C), Ilisoni Logaivou. Já o Ba foi defendido por: Jone Ralulu, Avinesh Swamy, Manueli Kalou, Roneel Kumar, Jone Vesikula, Tuimasi Manuca, Meli Codro, Kiniviliame Naika, Malakai Tiwa, Malakai Kanihewe (C), Aisea Codro.


As condições de campo não eram as melhores no duelo entre Navua e Tavua.


  Um pouco antes, o duelo entre Navua e Tavua abriu o torneio. Com a bola rolando, os vermelhos confirmaram seu favoritismo e, com gols de Kumar (34') e Livatalo (60+1'), bateram os rivais por 2-0. A equipe vencedora do Navua foi a campo com: Beniaminio Mateinaqara, Seveci Rokotakala, Sedrick Dutt, Praneel Kumar, Pene Erenio, Joshua Tuisolia, Sailosi Livatalo, Vineet Chand, Jesoni Takala (Monit Chand), Jesoni Takala, Simione Maikali. Já o Tavua jogou com: Josaia Ratu, VIlitati Ratu, Savenaca Nasara, Waisea Nacuqu, Jale Vota, Ravinesh Chand, Lovneel Pratap, Ravinesh Singh, Tomasi Uduloa, Malakai Rakula, Saimoni Tukai.


Outra imagem do duelo entre Navua (vermelho) e Tavua (amarelo)


  No terceiro duelo do dia, o Rewa não conseguiu confirmar o favoritismo adquirido com o título da Batalha dos Gigantes e não passou de um empate sem gols ante o Nadi. As péssimas condições do gramado encharcado e o condicionamento físico foram usados como justificativa para o empate por Marika Rodu, jogador e treinador dos "Tigres do Delta": "As condições do campo de jogo não estavam muito boas, mas não podemos usar isso como desculpa. Agora é voltar à prancheta, arrumar uma boa estratégia e enfrentar o Ba amanhã".


Rewa (vermelho) e Nadi (verde) fizeram um jogo truncado e não saíram do zero


  O Rewa foi a campo com: Simi Tamanisau, Peniame Drova, Lorima Dau, Marika Rodu, Iosefo Verevou, Usaia Tadu, Veresa Toma, Kelepi Qaqa, James Naka, Epeli Saukuru, Posiano Kalisito. Já o Nadi jogou com: Vereti Dickson, Cummins Menapi, Maleli Nakalavo, Nicholas Makaa Muri, Sagar Samal Kamar, Mohd Rizwaan Janif, Ilimotama Jese, Lekima Gonerau, Eliki Ravosai (c), Isoa Ratuva, Christopher Kumar.


A equipe de verde mostrou um futebol melhor que o dos atuais campeões da BOG


  Completando a rodada, o Suva não conseguiu empolgar sua torcida e, com um futebol ineficiente, não foi capaz de segurar os meninos do Lautoka, sendo derrotado por 1-0, gol de Valerio Nawatu aos 19 minutos. Os alvinegros foram a campo com: Emori Ragata, Inosi Cava, Mira Sahib, Esava Samudere, Waisake Navanigasau, Joseph Nimariau, Akei Uluibau, Nathan Shivam, Apisai Smith (c), Archie Watkins, Joe Basudra. Já o Lautoka mostrou a Fiji os seguintes jogadores: Jone Sorolo, Mitieli Namuka, Abbu Zahid, Leone Vurukania, Valerio NAwatu, Zibraaz Sahib, Poasa Bainivalu, Shameel Rao, Peni Finau, Jone Vono Jnr (c), Muni Arvindra Naidu.


Jogador do Suva (branco) consegue se desvencilhar do rival do Lautoka


  A rodada continua nesta sexta-feira. Labasa e Savusavu abrem os duelos às 17 horas (horário local). Às 18:15, Lautoka e Navua fazem o duelo de vencedores da primeira rodada. O Suva tentará a recuperação ante o Nadroga às 19:30. Fechando a rodada, Rewa e Ba fazem o duelo mais aguardado do dia às 20:45. Os jogos ocorrem no TFL National Stadium, em Suva.

Fonte das Imagens: Fijilive e Fiji FA

Nenhum comentário:

Postar um comentário