sábado, 10 de setembro de 2011

Papuásias vivem sonho dourado em Nouméa!

  Por João Victor Gonçalves



  Nesta sexta-feira a seleção da Papua Nova Guiné coroou um belíssimo trabalho desenvolvido pela comissão técnica liderada por Steven Mune e consagrou-se campeã do Pacífico no futebol feminino.

Lance do duelo decisivo entre Nova Caledônia e Papua Nova Guiné

  Os espetáculos a serem enfrentados pelas papuásias não se restringiam às quatro linhas: nas arquibancadas, mais de 12 mil fanáticos caledonianos apoiavam a seleção local que seguia na busca de seu primeiro ouro na categoria em Jogos do Pacífico.

Toda a comemoração papuásia após o segundo gol

  Dentro de campo, as “cagous”, lideradas por Christelle Wahnawe, começaram pressionando, principalmente por meio das boas invertidas de bola de Xolawawa. Até os 20 minutos, praticamente apenas as meninas de cinza conseguiram converter sua posse de bola em boas jogadas ofensivas.

Sandra Birum (Papua Nova Guiné, 16) domina bola frente um belíssimo público

  A partir do vigésimo minuto, as até então bicampeãs dos Jogos do Pacífico passaram a equilibrar as ações, dando trabalho para a arqueira Toluafe. E a pressão papuásia não tardou a dar resultado: no minuto 25, Midi rematou na borda interna da rede, sem chances para a arqueira “cagou”, fazendo o placar do Numa Daly se movimentar pela primeira vez no dia de decisões, para tristeza da torcida local.

 A craque "cagou" Wahnawe domina bola para alegria da torcida

  Buscando o empate ainda no primeiro tempo, as “cagous” decidiram manter a postura incisiva do início da partida e foram premiadas aos 41 minutos: a craque da equipe, Wahnawe, acerta um belo tiro da marca dos 25 metros, levando a torcida caledoniana ao delírio!

A torcida reconheceu o esforço da geração prateada da Nova Caledônia

  No segundo tempo, ambas as equipes adotaram uma postura mais defensiva, visando estudar o comportamento do rival e tentar assinalar o tento dourado aproveitando um possível erro defensivo. Como resultado, o jogo tornou-se monótono, com a certeza de que a prorrogação parecia inevitável.

As meninas tricampeãs do Pacífico fazem a festa após o jogo

  Todavia, os “deuses do futebol” guardavam uma desagradável surpresa para os torcedores que lotaram as bancadas do Numa Daly: no último lance do jogo, aos 47 minutos, a zagueirona papuásia Linah Honeakii subiu livre da marcação, na marca do pênalti, e com um desvio sutil garantiu a medalha de ouro para seu país!

Já com a prata no peito, as "cagous" agradecem o apoio da torcida

  A geração de prata da Nova Caledônia foi a campo com: 1. Beatrice TOLUAFE (GK), 2. Glenda JAINE, 3. Marie WANAKAIJA, 4. Claire KAEMO, 5. Marielle HAOCAS, 6. Marilyse LOLO, 9. Christelle WAHNAWE (c) (artilheira do torneio, com 12 gols), 10. Celine XOLAWAWA, 13. Madeleine JAINE, 16. Marjorie POUYE, 17. Kim MAGUIRE. O técnico é Yvan Poungui. Já a geração dourada tricampeã do Pacífico da Papua Nova Guiné foi a campo com: 23. Linda BUNAGA (GK), 3. Linah HONEAKII, 7. Kathrina SALAIAU, 8. Janie NORI, 9. Cecilia DOBBIN, 12. Jaqlyne CHALAU, 13. Deslyne SINIU, 16. Sandra BIRUM, 19. Ramona MORRIS, 20. Miriam LANTA (c), 21. Ara MIDI. O técnico é Steven Mune.

As campeãs comemoram a vitória com suas medalhas e vários "Joemys", mascotes oficiais da competição

Bronze vai para Fiji

  A medalha de bronze da edição 2011 do Futebol Feminino nos Jogos do Pacífico foi para Fiji. As meninas fijianas conseguiram repetir o feito da última edição da competição, em 2007, na Samoa, e faturaram o desejado objeto no Estádio Boewa, em Boulari.

Tonganesa remata de primeira

  As garotas do técnico Usenio Logaivou não eram consideradas favoritas, muito pelo fato do primeiro encontro contra as tonganesas ter terminando com a contagem de 4-1 favorável para as damas de vermelho.

As garotas fijianas cantam seu hino antes do duelo pelo bronze

  O gol de bronze veio dos pés de Priya Singh, que, aos 27 minutos, em um despretensioso chute da marca dos 40 metros, surpreendeu a arqueira Lupe Likiliki. Mesmo com boas oportunidades no segundo tempo, as meninas de Fiji não conseguiram aumentar a vantagem, mas não havia mais nenhum detalhe que poderia estragar a festa do suado terceiro lugar das fijianas.

Nem a forte marcação das tonganesas foi capaz de parar as meninas de Fiji

  Fiji foi a campo com: 1. Matelita VUAKOSO (GK), 2. Raijieli LEWASOQEVULA, 4. Laijipa DAINI, 6. Stella NAIVALULEVU, 7. Bela RATUBALAVU, 10. Viniana RIWAI (c), 11. Sofi DIYALOWAI, 12. Priya SINGH, 13. Lota FRANCIS, 15. Kini RAVAI, 17. Renee BIAUTUBU. O técnico é Usenio Logaivou. Já Tonga desfilou as seguintes damas de vermelho: 19. Lupe LIKILIKI (GK), 2. Emelita MOALA, 3. Buccilea ONGOLEA, 4. Olive MATEIALONA, 6. Sofia FILO, 7. Eseta VI, 8. Salome VA'ENUKU, 9. Kiana MU'AMOHOLEVA (c), 14. Tania SILAKAVAI, 17. Ofa LA'AKULU, 18. Wendy FEKE. A técnica é Penieli Moa.

Fijianas recebem medalha de bronze

Fonte das Fotos: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário