segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Começa a temporada do Futebol Havaiano!

   
  A data de 19 de Setembro passa a ser marcante para o "Do outro lado da Bola". A partir de agora a nossa equipe conta com mais um reforço na luta para continuar cobrindo com o máximo de informações possível o futebol da Oceania. Trata-se de Carlos Santos, curitibano, torcedor do Atlético Paranaense e do Corinthians, que gerencia também o Futebol Oficial e o Click nos Campeões. Regularmente, ele irá enviar matérias especiais falando sobre o futebol no Havaí e nos países da Oceania que não são membros da FIFA. Abaixo, você pode desfrutar da primeira matéria de nosso novo correspondente, que fala um pouco sobre o início da temporada no futebol havaiano.


  Por Carlos Santos


  No último dia 11 de Setembro, tivemos a  abertura de mais uma Temporada do Futebol “Soccer” no estado do Havaí, pertencente aos Estados Unidos da América, graças ao início das dispustas pela Liga de Oahu, organizada pela MISO (Major Island Soccer Organization). Outra competição que teve seu pontapé inicial dado foi a Copa Robledo, torneio que reúne times das três divisões da Liga de Oahu.
Escudo do atual campeão da competição: O Lanikai Tuesday
  Em sua última edição, a Copa Robledo teve o Lanikai Tuesday como campeão. A competição possui esse nome em homenagem a César Robledo, importante pioneiro do esporte no Estado e um dos fundadores da MISO, além de se tornar o primeiro presidente dessa organização. Vale destacar que a competição proporciona um incentivo financeiro para os times que avançam a cada fase, o que faz de cada vitória no certame uma verdadeira “Batalha pela Sobrevivência”.

Os campeões da última temporada posam para a foto oficial

  A Copa possui 5 rodadas. A 1ª Fase é composta com os 20 piores times da temporada passada. Os mesmos são divididos em cinco grupos. Os vencedores dos grupos se juntam aos 4 melhores 2º colocados e aos Top 7 (7 melhores equipes da temporada passada). Nessa fase é disputada em jogos de ida e volta. As semifinais e finais são jogadas em jogo único.

Eis a Copa Robledo, uma das taças mais desejadas do futebol havaiano


  Os Tops 7 desse ano são: HSC BULLS,  RUSH LATIN HAWAII FC,  KAPAOLONO DAWGS, LANIKAI TUESDAY,  KAMIKAZE, HAWAII RUSH e VAIETE PREMIER.

O HSC Bulls, assim como a maioria das equipes havaianas, aposta nas categorias de base para promover o desenvolvimento do futebol local. Foto: site do clube

  A 1ª Fase é composta pelos seguintes grupos:
  

Grupo A:    BULLS JUNIORS,  KAPAOLONO FC,  BOCA HONOLULU, PHOENIX SC
Grupo B:    
WATSON PROPERTLES,  VAIETE OPEN,  WAIKIKI FC,  LEILEHUA FC
Grupo C:    INTERNATIONAL,  KAP PARK,  FADED PREMIER,  FADED FC
Grupo D:    ALOHA AMAZON,  RUSH REAL HFC,  WAIPIO FC,  RONINS
Grupo E:    UH WARRIORS,  KAHEKILI,  GUNNERS FC,  FC O'KO'A

Os jogadores do Waipio FC buscarão honrar a camisa verde e branca em mais uma competição local

  A 1ª Rodada foi disputada no dia 11 de Setembro. A próxima acontecerá no dia 30 de outubro. Os seguintes placares foram assinalados nos vários gramados que compõem o Complexo Esportivo Waipio:

Uma visão aérea do Complexo Esportivo de Waipio

Local: Waipio Field 18

Aloha Amazon 2-0 Waipio FC (Grupo D)
Kalaolono FC 2-1 Phoenix SC (Grupo A)
UH warriors 0-3 Gunners (Grupo E)


O Aloha Amazon é uma das equipes locais formadas por brasileiros

Local: Waipio Field 19

Internacional 1-2 Faded Prem. (Grupo C)
Kap Park 0-3 Faded FC (Grupo C)


O estádio principal de Waipio costuma receber bons públicos em dias de jogos

Local: Waipio Field 20

Rush Real HFC 1-2 Ronins (Grupo D)
Kahekili 4-1 FC O'Ko'A (Grupo E)


Mais uma visão das arquibancadas do estádio

Local: Waipio Field

Bulls Juniors 1-0 Boca Honolulu (Grupo A)
Watson Propertles 3-0 Waikiki FC (Grupo B)
Vaiete Open 2-0 Leilehua FC (Grupo B)


O Waikiki FC começou com derrota, mas promete se recuperar para as próximas rodadas

  No mesmo dia ocorreu a abertur da 1ª Divisão da Liga de Oahu. No único jogo do dia, o Hawaii Rush não tomou conhecimento do Vaiete Premier e goleou por 8-0, no Campo 19 de Waipio. O complemento da rodada ocorre no dia 18 de setembro com os seguintes jogos:


Outra imagem do estádio principal de Waipio

Local: Waipio Field 19 

13:00 International - Kapaolono Dawgs
15:00 Rush Latin HC - Hawaii Rush

Vídeo promocional que mostra o desenvolvimento do futebol jovem no Havaí

Local: Waipio Field 21
13:00 Lanikai Tuesday - HSC BULLS
15:00 Aloha Amazon - Bulls Juniors

*Horário Local


Conheça um pouco mais sobre o Complexo de Waipio


  O complexo é constituído por 23 campos em excelente estado e um estádio de 4.000 lugares, com iluminação para partidas noturnas. A estrutura oferece a oportunidade de conhecer e praticar o “soccer” a 23.000 jovens locais, que tem a possibilidade de se destacarem e disputar e futuras competições nacionais e internacionais.


A organização das competições fica por conta da MISO, uma das principais entidades do futebol havaiano

  Inaugurado no dia 2 de setembro de 2000, com 19 campos. é usado por várias categorias e faixas etárias. Recentemente, a estrutura passou a ser utilizada pela  equipe da Universidade do Hawaii de futebol feminino. Também abriga os jogos da Liga de Oahu, organizados através da MISO (Major Island Soccer Organization).

5 comentários:

  1. Obrigado gostei muito. Vamos lutar para futebol Não Fifa da Oceania. Vlw mesmo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria! O futebol havaiano deve ser muito legal de acompanhar...

    ResponderExcluir
  3. O Hawai não é da Oceania e o blog só fala do futebol da Oceania, vocês deviam para de falar em seleções que não são da Oceania, como a Austrália.

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos o apoio Rodrigo ;)
    Wellington, embora o Havaí seja parte dos Estados Unidos, está localizado geograficamente no continente da Oceania. É um caso particular de um Estado dos Estados Unidos que não se localiza na América.
    A respeito da cobertura do futebol australiano, fazemos isso pois acreditamos que a seleção local só joga pela AFC com o intuito de promover a evolução do esporte no país. A Austrália continua localizada geograficamente na Oceania e, com isso, temos motivações para acompanhar o futebol local. Mas agradecemos muito a sua opinião e continue acompanhando o site ;)

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo, e o que é preciso pra trabalhar com futebol no havai?? Alguma certificação

    ResponderExcluir