terça-feira, 30 de agosto de 2011

Wairarapa United faz história e conquista Chatham Cup pela primeira vez!

  Por João Victor Gonçalves


  O último final de semana foi histórico para o futebol de Masterton. A cidade, de pouco mais de 23 mil habitantes viu sua equipe, o Wairarapa United, conquistar, pela primeira vez em 15 anos de atividade, a Chatham Cup, competição mais tradicional do futebol neozelandês.


A torcida do Wairarapa comemora o inédito título ao lado dos jogadores


  O feito histórico foi obtido sobre o gramado do Memorial Park, em Palmerston North. Nele, disputaram a grande decisão do certame Wairarapa United, equipe que jamais havia passado das oitavas-de-final do torneio e, numa belíssima campanha em 2011, conseguiu alçar o maior vôo de sua história, e Napier City Rovers, equipe que já faturou a competição em quatro oportunidades e estava em busca do quinto troféu.


Waisaki Sabatu, do Wairarapa United (verde) disputa bola com Danny Wilson, do Napier City Rovers (azul)


  Com a bola rolando, o Wairarapa não sentiu o peso de jogar contra os favoritos à taça e abriu a contagem logo aos 24 minutos: o bom internacional vanuatuano Seule Soromon cabeceou para baixo, sem chances ao arqueiro Shaun Peta.
  Após o gol, os azuis de Napier partiram com tudo em busca de gol de empate, mas esbarraram na boa marcação de Shailler, Robson e Cooksley. O primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem favorável aos verdes, que lutavam bravamente a cada minuto em busca da heróica façanha.


O capitão Adam Cowan comemora com a taça da Chatham Cup


  Na segunda parte, o Napier voltou mais organizado ofensivamente e conseguiu alcançar o objetivo do empate aos 22 minutos: Fergus Neil aproveitou a indecisão da zaga verde em afastar a bola de sua área e completou para o fundo da meta de Borren, igualando a contagem. Mas os esforços dos homens de azul foram em vão: em um dia inspirado, o meio-campista fijiano Pita Rabo mostrou porque merece uma chance no selecionado nacional de seu país. Corajosamente, Rabo colocou a cabeça num passe longo desferido pelo arqueiro de sua equipe, Borren, enganando o goleiro Peta e dando o gol do título ao Wairarapa a quatro minutos do fim de partida.


Pita Rabo (17) celebra o gol que deu o título ao Wairarapa United


  Com o apito final de Peter O'leary, os jogadores de Masterton não cabiam em si devido à felicidade pela conquista da taça. Um dos mais empolgados era o técnico Phil Keinzley, que escreveu seu nome na história do clube. Segundo ele: "no início da temporada, ganhar a Chatham Cup era apenas um sonho. Mas a partir da vitória nas quartas-de-final contra o Waitakere, começamos a pensar que poderíamos alcançar esse feito. Aquele jogo fez-nos sentir algo especial e nos deu ânimo para conquistar a taça".


O técnico campeão levanta a taça ao lado de seus comandados


  Os campeões foram a campo com: 1-Matt BORREN (G), 3-Carl SHAILLER (14-Adam MILNE 50’), 4-Scott ROBSON, 5-Nathan COOKSLEY, 6-Dale HIGHAM, 8-Waisaki SABATU, 9-Seule SOROMON, 10-James OXTOBY, 17-Pita RABO, 18-Nobi ISHI (2-Miroslav TVAROH 90’), 19-Adam COWAN (C). O técnico campeão é Phil KEINZLEY. Já os vice-campeões de Napier jogaram com o seguinte time: 23-Shaun PETA (G), 2-Lee JACKSON (22-Sven EXETER 68’), 4-Bill ROBERTSON, 5-Regan CAMERON (C), 7-Matt HASTINGS, 8-Stu WILSON, 10-Danny WILSON, 11-Andy PICKERING (9-Matt SINGLE 57’), 14-Josh STEVENSON, 17-Fergus NEIL (6-Reilly O’MEAGHER 87’), 20-Hamish PRICE. O técnico da equipe é Grant HASTINGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário