segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tuvalu abre Jogos do Pacífico com goleada!

  Por Rodrigo Augusto


    Finalmente começou a edição 2011 do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacífico! A partida inaugural foi entre Tuvalu e Samoa Americana, equipes que, no papel, apenas lutariam para não serem os piores do grupo A da competição. Na prática, os dois esquadrões queriam começar vencendo para ganhar confiança ao longo da competição.


A seleção da Samoa Americana perfilada antes do início do jogo


  A partida aconteceu no estádio Riviéree Salée, na cidade de Nouméa, capital da Nova Caledônia. O duelo começou com duas chances para cada equipe nos primeiros dez minutos de jogo. A principal meta das seleções no início do duelo era a de se estudarem, pois sabiam que uma derrota logo na estréia não seria nada agradável para o progresso na competição.

George Panapa (foto) fez uma boa atuação com a camisa de Tuvalu

  Samoa Americana bem que suportou a pressão de Tuvalu uma parte do primeiro tempo, mas aos 15 minutos da etapa inicial a zaga samoana foi vazada pela primeira vez no torneio, com o gol de Alopua Petoa.

Destaque da Samoa Americana, Pesamino Victor (foto) teve uma atuação apagada 

  Após o gol, parece que a equipe de Pago-Pago, prevendo um placar mais dilatado, traçou como meta se defender. Mas o balde de água fria veio aos 30 minutos da etapa inicial, com Lutelu Tiute que, mesmo sem ângulo, chutou para ampliar o marcador. O final da primeira etapa foi marcado por poucos lances perigosos dos samoanos e algumas jogadas mais incisivas de seus adversários.

O arqueiro Selau não teve muito trabalho durante os 90 minutos

  Na segunda etapa o duelo foi morno até os 45 minutos, quando Alopua Petoa aumentou para a sua equipe em um belo remate de esquerda. Restando 3 minutos por se jogar e visando que um placar mais dilatado, a seleção samoana passou o resto do duelo jogando em seu próprio campo, tentando evitar que o vexame fosse ainda maior. Mas aos 47, Alopua Petoa anotou seu Hat-trick determinando o placar final em 4-0. Agora resta às equipes tentar uma vitória sobre Guam, seleção muito fraca e tentar roubar algum ponto contra os gigantes da chave. O cenário para Tuvalu parece mais animador, embora os Jogos do Pacífico sempre se mostrem como um torneio desafiante.

  Tuvalu foi a campo com:  Jelly SELAU (G), 2. Kolone POKIA, 3. Alamoana TOFUOLA, 4. Etimoni TIMUANI, 5. Alinesi TAKATAKA, 6. Mau PENISULA (c), 7. Vaisua LIVA, 9. Lutelu TIUTE, 10, James LEPAIO, 11. George PANAPA, 12. Alopua PETOA; técnico: Foppe de Haan. Samoa Americana foi a campo com: 1. Nicky SALAPU (G), 2. Terrence SINAPATI, 5. Tala LUVU, 6. Natia NATIA, 7. Ismael HERRERA, 8. Moe KURESA, 9. Liatama AMISONE (c), 10. Frederick UHRLE, 11. Shalom LUANI, 13. Uasilaa HELATA, 14. Pesamino VICTOR; técnico: Avele LALOGAFUAFUA.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário