sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mulheres fijianas vencem a Samoa em duas oportunidades antes dos Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves


  Durante esta semana, a Seleção Feminina de Fiji realizou dois encontros amigáveis ante a seleção samoana, em jogos que serviram de preparação para a disputa dos Jogos do Pacífico. O saldo positivo de duas vitórias coloca de vez as garotas fijianas no mapa, provando que o país pode sim superar a péssima campanha da última Copa das Nações da OFC e garantir uma medalha na competição da Nova Caledônia.
  No primeiro duelo, as péssimas condições do gramado do Thomnson Park, em Navua, atrapalharam o desempenho das duas equipes. Com isso, as jogadas aéreas constituíram-se como a principal arma ofensiva das seleções, principalmente por parte das fijianas, que, jogando em casa, queriam convencer a torcida de sua qualidade técnica e aplicação tática.


As péssimas condições do gramado atrapalharam o primeiro amistoso


  Com tal disposição, o primeiro gol não tardaria a acontecer: logo aos 4 minutos, Vanisha Kumar usou de toda habilidade adquirida no futebol australiano e cruzou na medida para Sofi Diyalowai empurrar para o fundo das redes. Após o tento sofrido, as samoanas se fecharam na defensiva, na tentativa de evitar um placar mais elástico. Aliadas às péssimas condições do gramado, as visitantes conseguiram segurar as locais por grande parte do segundo tempo e todo o restante da primeira etapa.


As meninas fijianas visam a conquista de uma medalha nos Jogos do Pacífico


  O ferrolho samoano só foi quebrado aos 45 minutos da etapa final: após sair do banco de reservas, a predestinada Virisila Francis aproveitou o escorregão da zagueira rival e disparou visando fazer a alegria da torcida de sua cidade natal. Não havia tempo para nenhuma reação das oponentes, e a contagem foi finalizada no primeiro duelo com 2-0 para as garotas de Fiji, placar muito comemorado por time e torcida.
  Após o término do primeiro duelo, o treinador da Samoa, Tala Salamasina, destacou a pouca experiência internacional de sua equipe como principal fator para a derrota: "esse foi o primeiro duelo de nosso país no cenário internacional em quatro anos e as meninas ainda estão 'enferrujadas'. É um recomeço para Samoa".


Bela Ratubalavu (camisa 7) tenta jogada ofensiva no segundo duelo contra Samoa


  A chance de reabilitação das samoanas na sua reestreia no cenário internacional viria dois dias mais tarde, mas, mais uma vez, foi desperdiçada. Atuando num gramado com melhores condições apesar da chuva, as meninas azuis começaram afobadas o encontro, sentindo a pressão da torcida local e de disputar um duelo no TFL National Stadium, em Suva. O nervosismo rival foi logo aproveitado pelas fijianas, que abriram o placar aos 5 minutos, por intermédio de Maria Lewavuni.
  Após o gol, as donas da casa afrouxaram a marcação, o que permitiu uma reação das samoanas. Aos 33 minutos, Suitupe Tafafa ficou cara a cara com a arqueira Kolora Sucu e não desperdiçou a chance do empate. A reação fijiana viria apenas no segundo tempo. Com um futebol mais incisivo, as locais chegaram ao empate com Maria Lewavuni, novamente, após cobrança de pênalti. O placar não foi mais alterado no Estádio Nacional, e a sequência de vitórias obtida animou o treinador de Fiji, Usenio Logaivau. Segundo ele, as "meninas precisavam de vitórias com essas antes dos Jogos do Pacífico para ganharem moral".


Lajipa Daini mostra seu poderio físico


  No primeiro encontro, a seleção de Fiji foi a campo com: Kolora Sucu (G), 4. Lajipa Daini, 6. Stella Naivalulevu, 7. Bela Ratubalavu, 8. Maria Lewavuni, 9. Vanisha Kumar, 10. Viniana Riwai (C), 12. Priya Singh, 17. Renee Biautubu, 18. Naomi Waqanidrola, 19. Marica Ratuki. Já as 11 samoanas que desfilaram em Navua foram: 1. Marilene Papalii (G), 2. Hana Malo, 3. Tanya Bruce, 6. Leti Tamasese, 7. Semeatu Lemana (C), 8. Henifa Bryce, 10. Suitupe Tafafa, 14. Faata O brien, 19. Sally Kaokao, 21. Olga Sagatu.


Stella Naivalulevu foi um dos destaques da seleção fijiana na série de amistosos

  O segundo duelo contou com a seguinte equipe fijiana: 1.Kolora Sucu (GK), 4. Lajipa Daini, 6. Stella Naivalulevu, 7. Bela Ratubalavu, 8. Maria Lewavuni, 9. Vanisha Kumar, 10. Viniana Riwai (C), 12. Priya Singh, 17. Renee Biautubu, 18. Naomi Waqanidrola, 19. Marica Ratuki. Já a Samoa foi a campo com o seguinte esquadrão: 1. Marilene Papalii (GK), 2. Hana Malo, 3. Tanya Bruce, 6. Leti Tamasese, 7. Semeatu Lemana (C), 8. Henifa Bryce, 10. Suitupe Tafafa, 14. Faata O brien, 19. Sally Kaokao, 21. Olga Sagatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário