sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Homens de Fiji não decepcionam e goleiam a Samoa em amistosos

Por João Victor Gonçalves


  Tal qual a Seleção Feminina, a Seleção Masculina de Fiji entrou em campo nesta última semana por duas oportunidades, visando adquirir um maior entrosamento para os Jogos do Pacífico. O adversário nos duelos foi a seleção samoana, que não se mostrou um rival à altura dos alvinegros. Com certa facilidade, os comandados de Gurjit Singh conseguiram impor o seu futebol e alegraram a torcida fijiana, que assistiu duas vitórias tranquilas de seu selecionado.


Eis a equipe de Fiji que venceu a Samoa por 3-0, em Navua


  No primeiro duelo, o gramado do Thomson Park prejudicou muito o desempenho dos locais, que poderiam ter anotado facilmente cinco ou seis tentos: com o 3-4-3 planejado por Singh, os alvinegros comandaram todas as ações ofensivas, dominando a Samoa do primeiro ao último minuto. Os samoanos, por sua vez, desfilavam em gramados internacionais após quatro anos de pausa e procuravam deixar uma impressão honrosa ao mundo após o longo hiato.


As boas intervenções de Petana evitaram placares mais dilatados nos amistosos


  Fiji mesclou em suas fileiras jovens talentos com jogadores mais consagrados. Dos 11 titulares, o goleiro Mateinaqara se deu ao luxo de apenas observar o encontro, já que foi acionado raríssimas vezes. Com o amplo domínio sobre o rival, Fiji abriu o placar aos 29 minutos da etapa inicial, com um belíssimo remate de Roy Krishna. Quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, o veterano Kanihewe aumentou o placar para os donos da casa.


Alvin Avinesh (branco) é uma das esperanças de Fiji para os Jogos do Pacífico


  Com a vantagem no score, Fiji passou a trocar passes calmamente no segundo tempo, apenas esperando o apito final. O ímpeto ofensivo dos locais ficava por conta dos mais jovens. Visando dar uma última alegria à torcida de Navua, Lorima Dau, a 2 minutos do fim, anotou o terceiro gol dos locais. Após o duelo, Singh destacou as necessidades de melhora na equipe fijiana: "gostei muito do ímpeto ofensivo da equipe, mas precisamos melhorar a finalização. Poderíamos ter ganhado por uma margem mais expressiva".


Nem mesmo a forte marcação samoana foi capaz de parar Roy Krishna: 4 gols em 2 jogos


  No segundo encontro entre as duas equipes, apesar do elástico 5-1 no marcador, a seleção fijiana não teve muitos motivos para comemorar: uma das esperanças de boas atuações dos alvinegros nos Jogos do Pacífico, Maciu Dunadamu, atacante do Labasa, se lesinou e fica como dúvida para a competição.


Foi com este time que Fiji goleou os samoanos por 5-1 em Suva


  Apesar dos pesares, o placar foi construído com uma atuação brilhante de Roy Krishna, que balançou as redes rivais em três oportunidades e saiu da série de amistosos como o melhor jogador de sua seleção e artilheiro dos duelos (4 gols em 2 jogos). Coroando a atuação de Roy, Malakai Tiwa provou porque é uma das esperanças de gols de Fiji na Nova Caledônia, e anotou um par de tentos. O gol de honra dos samoanos foi anotado por Albert Bell.


A seleção samoana voltou a desfilar seu uniforme azul após quatro anos


  Vale lembrar que Fiji está no Grupo B dos Jogos do Pacífico, ao lado de Taiti, Papua Nova Guiné, Ilhas Cook e Kiribati. No Grupo A estão os anfitriões e atuais campeões, Nova Caledônia, ao lado de Vanuatu, Guam, Ilhas Salomão, Samoa Americana e Tuvalu.
  No primeiro duelo, Fiji foi a campo com: 20. Beniaminio Mateinaqara (G), 4. Seveci Rokotakala, 5. Pene Erenio, 8. Alvin Singh, 9. Malakai Tiwa, 10. Tuimasi Manuca, 11. Roy Krishna, 12. Alvin Avinesh, 13. Maciu Dunadamu, 14. Taniela Waqa (C), 17. Malakai Kanihewe, 18. Esava Naqeleca. Já a Samoa voltou a disputar um encontro internacional após quatro anos com os seguintes jogadores: 22. Horst Petana (G), 2. Andrew Setefano, 3. Charles Bell (C), 4. Vaalii Faalogo, 5. Jarell Atimalala, 6. Lionel Taylor, 7. Harry Hoeflich, 8. Penitito Tumua, 9. Silao Malo, 13. Too Fereti Gossche, 16. Max Hoeflich.


Os homens de Fiji cantam seu hino antes do segundo duelo ante a Samoa


  No segundo desafio, disputado no TFL National Stadium, em Suva, os donos da casa foram com o seguinte time: 1. Simione Tamanisau (GK), 2. Avinesh Waran Suwamy, 3. Lorima Dau, 5. Pene Erenio, 8. Alvin Singh, 9. Malakai Tiwa, 11. Roy Krishna, 12. Alvin Avinesh, 13. Maciu Dunadamu, 17. Malakai Kenihewe (C), 18. Esava Naqeleca. A Samoa desfilou os seguintes atletas: 22. Horst Petana (GK), 2. Andrew Setefano, 3. Charles Bell (C), 5. Jarell Atimalala, 6. Lionel Taylor, 7. Harry Hoeflich, 8. Peitito Tumua, 9. Silao Malo, 13. Too Fereti Gosche, 14. Albert Bell, 21. Fauivi Malu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário