segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gaïtcha consegue a revanche contra o Magenta e é Campeão da Copa da Nova Caledônia!

  Por João Victor Gonçalves


  O distrito de Lifou, em Nouméa está em festa! A equipe local, o FC Gaïtcha, conseguiu a revanche da última final da Copa da Nova Caledônia e levou o caneco, vencendo o AS Magenta na grande decisão! A última equipe que tinha conseguido levar o título para o distrito foi o JS Traput, em 1999. A equipe entra agora no hall dos "Campeões de Lifou", juntamente com o próprio JS Traput e o Wé, campeão em 1959, 1988 e 1992.


Na foto, Yoan Bako (azul), um dos grandes jogadores do FC Gaïtcha rumo à conquista histórica


  A equipe azul e vermelha começou atacando o rival desde o primeiro minuto de jogo, literalmente. Tanto que foi um gol relâmpago, logo na primeira volta do ponteiro, que abriu o caminho da vitória do FCG: em uma boa jogada pela lateral, Pierre Wajoka rematou no alto, sem chances para o arqueiro Iona.


A equipe do Distrito de Lifou dominou o encontro durante todo o 1º tempo


  E a equipe de Lifou continuou surpreendendo: ao invés de adotar uma postura defensiva, os comandados de Adrien Ausu partiram com tudo para cima de "Les Jaunes", visando garantir um placar mais elástico. Com tal postura, a equipe foi premiada aos 36 minutos: após cruzamento de Wajoka, Iona falhou e Yoran Hmuzo cabeceou para o fundo das redes. Mesmo com os 2-0 no placar, a equipe azul e vermelha poderia ter aumentado a vantagem, fato que só não ocorreu graças às intervenções de Iona e ao último apito que pôs fim à primeira parte.


Mais de 4 mil pessoas assistiram o duelo final da Copa da Nova Caledônia


  No segundo tempo, a equipe do Magenta passou a atacar, buscando reverter o resultado. Um dos principais lances de perigo foi o remate de Ogpe-Fenepej, que tirou tinta da trave do guarda-metas Nyikeine. As boas intervenções de Émile Béaruné savando o quadro de Lifou também davam mostras de que a taça não voltaria para a galeria de seu maior campeão, o Magenta.


Mais um detalhe do jogo que garantiu a Copa ao FC Gaïtcha


  Ao término dos 94 minutos, toda a torcida do Gaïtcha pôde soltar o grito preso na garganta desde a final de 2010, quando a equipe foi derrotada pelo mesmo rival da decisão por 2-1 e comemorar, pela primeira vez, o título da Copa da Nova Caledônia. Ao término da partida, Ausu destacou suas impressões: "é uma satisfação enorme para o nosso clube". Humilde, não aceitou o mérito de ser um dos protagonistas da conquista: "parabenizo todos os jogadores; a taça é deles".


Toda a festa dos campeões no gramado do Numa Daly


  Com a vitória, o Gaïtcha irá representar a Nova Caledônia na próxima edição da Copa da França, e tentará repetir o feito histórico do Magenta, que foi eliminado na 8ª rodada da edição 2010-11, feito que o país não conseguia desde a década de 60. Os campeões foram a campo com a seguinte escalação: Nyikeine – Lolohéa (Jp Ausu, 79’), E.Béaruné, Ouka, G.Béaruné – Hmuzo, Wajoka (cap.), Dusy, M.Bako – Y.Bako (Jean-Louis Toto, 76’), Wangane (Siapo, 84’). Técnico: Adrien Ausu. O "Do outro lado da Bola" parabeniza toda a torcida azul e vermelha de Lifou, e espera que o FC Gaïtcha faça bonito na próxima Copa da França!


Fotos: Alain Vartane - Federação Caledoniana de Futebol

Um comentário:

  1. Belo resultado do FC Gaïtcha! Quebrando a hegemonia do Magenta e fazendo história!

    ResponderExcluir