domingo, 31 de julho de 2011

Confira a análise dos jovens “Socceroos” feita pelo Do outro lado da Bola antes do Mundial Sub-20

  Por Rodrigo Augusto



  A Austrália detém uma marca impressionante na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA: em mais de duas décadas só não participou da edição realizada no Canadá, em 2007. A fase mais bem-sucedida dos jovens Socceroos aconteceu no início dos anos 90, quando chegaram a duas semifinais consecutivas, em 1991 e 1993, seguidas da participação nas quartas em 1995. Aquela geração Sub-20 produziu uma leva de talentos como Mark Bosnich, Paul Okon, Craig Moore e Mark Viduka.

Os jovens "Socceroos" chegaram perto do título asiático, mas perderam para a Coreia do Norte na grande decisão: 3-2

  A geração atual esteve muito perto de uma conquista histórica no Campeonato Sub-19 da AFC, perdendo por 3 a 2 para a Coreia do Norte na final. Caso tivesse levantado a taça, o grupo teria sido a primeira seleção masculina da Austrália a conquistar o título asiático desde que o país se transferiu para a nova confederação, em 2006. Os jovens comandados por Jan Versleijen terão de se inspirar muito na campanha que fizeram na China em outubro, quando se classificaram na ponta de um grupo que contava com duas forças do continente, Irã e Coreia do Sul. A passagem para a Colômbia 2011 foi carimbada com uma difícil vitória sobre os Emirados Árabes Unidos, já na prorrogação, partida que seria seguida de um 2-0 sobre a Arábia Saudita, que por sua vez antecedeu a fatídica derrota nos últimos minutos da final.

Os Emirados Árabes Unidos não foram páreo para os australianos em sua campanha no Asiático Sub-19

  A atual safra do futebol de base australiano é formada pelo grupo mais experiente de jovens que ostentaram a camisa da seleção em anos, com muitos dos atletas marcando presença constante entre os titulares de seus clubes na liga da Austrália — um grande salto em relação às gerações passadas. Já o técnico Jan Versleijen, que aos poucos vem implementado uma pitada do talento holandês no estilo de jogo da equipe, marcará sua segunda participação em uma Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. O elenco demonstra habilidade e muita explosão pelos cantos do gramado através dos meias Tommy Oar e Matthew Leckie.

Mesmo já garantida no Mundial, a Austrália não tomou conhecimento da Arábia Saudita: 2-0 tranquilos

  A seleção quer provar que é realmente a maior força do continente depois que se filiou a AFC, e, enfim alcançar novos vôos nesse Mundial, que promete ter grandes jogos, graças à habilidade de jovens talentos que desfilarão em terras colombianas, como Casemiro, do Brasil, e Sérgio Canales, da Espanha.

Tommy Oar, jogador do Brisbane Roar, é uma das grandes promessas do futebol australiano

  O torneio, que começou nesta última sexta-feira (29 de julho) promete chamar as atenções do mundo para as duas seleções da Oceania que representam o continente no torneio (lembrando sempre que a Austrália conseguiu a vaga pela Ásia). Independentemente dos resultados, tanto os “All Whites” quanto os “Socceroos” prometem muito esforço e dedicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário