quinta-feira, 7 de julho de 2011

BOMBA: OFC decide não incluir Jogos do Pacifico como parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014.

 
  Uma notícia mexeu com os bastidores futebolísticos do planeta na última semana. A decisão pegou todos de surpresa: a OFC (Oceania Football Confederation) decidiu que o Torneio de Futebol dos Jogos do Pacífico não fará parte das Eliminatórias do continente para o Mundial do Brasil em 2014.
  Essa reviravolta pegou os amantes do futebol de surpresa, pois a competição e os jogos começam já no final de agosto, indo até setembro e seriam utilizados como uma espécie de fase preliminar dos qualifiers onde as três melhores seleções se juntariam à Nova Zelândia na Copa das Nações do continente no ano que vem, dando ao campeão a vaga no Mundial e também na Copa das Confederações.
  Todo esse problema ocorreu devido à incerteza da participação de Guam no torneio. Isso não seria legitimado pela FIFA, pois a seleção, apesar de se localizar na Oceania, disputa as eliminatórias pela Ásia, embora não tenha se inscrito para a disputa desse ano.
  Com isso foi aprovado um novo modelo de disputa das Eliminatórias: agora as 4 piores seleções da Oceania no Ranking da FIFA (Ilhas Cook , Samoa , Samoa Americana e Tonga) disputarão um quadrangular entre os dias 21 e 26 de novembro deste ano.
  O vencedor deste quadrangular avança então para a segunda fase: a Copa das Nações 2012, com as outras 7 equipes melhores rankiadas que são: Fiji, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Taiti. No formato usado nas edições anteriores só os “All Whites estavam” classificados.
Antigo escudo da OFC

Saiba um pouco mais sobre os Jogos do Pacífico

  Os Jogos do Pacífico são o evento que pode ser comparado aos Jogos Pan-americanos. Obviamente são disputados apenas por nações da Oceania. A edição desse ano será em Nouméa, Nova Caledônia.
  São 34 eventos esportivos que ocorrem a cada quatro anos e normalmente reúnem 22 países. O torneio de futebol ocorre desde 1963, sendo vencido 5 vezes por Nova Caledônia e Taiti; Fiji faturou a competição em duas oportunidades.
  Desde 2007 o torneio de futebol era usado como fase preliminar das eliminatórias para o mundial da FIFA.
  O futebol nos jogos conta com as 11 seleções filiadas a FIFA e também outras como: Tuvalu, Kiribati, Niue, (que são membros que estão filiados somente à OFC e não à FIFA) Micronésia, Wallis e Futuna (não filiados a nenhuma Confederação), além de Guam que é filiada à FIFA e à AFC (Asian Football Confederation), mas não disputava a competição desde o ano de 1995. Já as Ilhas Marianas do Norte (afiliada à AFC) não disputa o certame desde 1983; Nauru, Palau, Toquelau, Ilhas Norfolk e Ilhas Marshall nunca apresentaram suas seleções para a disputa.
  Lembrando que Brunei (suspenso pela FIFA), Butão e Mauritânia (além de Guam) não se inscreveram para a disputa das Eliminatórias e por isso não disputarão as mesmas. Mesmo assim o evento terá recorde de participantes: 203, lutando por 31 vagas no mundial, já que o Brasil, por ser sede, já está garantido.
   
Logo da edição 2011 dos Jogos do Pacífico

Nenhum comentário:

Postar um comentário